Notícias Alguma vez pensou nos blueberries como um alimento necessário para sua dieta habitual?

Segundo o FDA (Food and Drug Administration – Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA), o valor nutricional do blueberry se resume em: baixo teor de gorduras e sódio, livre de colesterol e rico em fibras, é refrescante, adstringente, diurético e com teor de vitamina C. Portanto, são várias as razões para se consumir esta fruta de forma habitual.

Se trata de uma opção ideal para qualquer época do ano, fornecendo em torno de 46 quilo calorias a cada 100 gramas, sendo também aconselhável sua inclusão nas estratégias dietéticas para o controle de peso.

A lista de benefícios também indica que esta pequena fruta tem a capacidade de proteger e fortalecer as paredes dos capilares, ajuda no tratamento de varizes e hemorroidas, e também na prevenção de problemas de vista. Por seu conteúdo em ácido gálico e hidroquinonas, também apresenta qualidades adstringentes, são ricos em componentes antiespasmódicos e contém mais de 30 princípios anti-inflamatórios. Outra, dentre muitas vantagens, é que conta com propriedades bacteriostáticas, as quais são capazes de deter o crescimento de bactérias.

Entre seus benefícios sobressaem os seguintes:

  • Grande capacidade antioxidante: O pigmento que dá a cor azul se chama antocianina: intervém no metabolismo celular humano diminuindo a ação dos radicais livres que estão associados ao envelhecimento, câncer, doenças cardíacas e Alzheimer.
  • Infecção urinária: o suco de blueberry possui propriedades antibacterianas que são adequadas para a prevenção da cistite. O componente principal é o ácido hipúrico que aumenta a acidez da urina e não deixa que as bactérias se desenvolvam neste meio.
  • Cálculo renal: o suco da fruta acidifica a urina ajudando a expulsar os oxalatos de cálcio, prevenindo a formação de litíase renal (pedras).
  • Incontinência urinária: suas propriedades adstringentes se empregam no tratamento da enurese (incontinência urinária) e facilita a contenção da urina.
  • Lesão ocular: os blueberries são ricos em flavonoides antocianinas – pigmentos encontrados na fruta – o que confere uma função antioxidante e ajudam a reparar as lesões que se produzem no interior dos olhos ante a ação dos radicais livres.
  • Circulação sanguínea: possuem propriedades vasodilatadoras, antiagregante, anti-hemorrágica e fortalecedora dos capilares. Se recomenda para o tratamento de doenças relacionadas com o sistema circulatório, como arteriosclerose, varizes e flebite.

Fonte: Blueberries Consulting


Categoria:

Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.