Notícias Argentina: boa safra para este ano

As condições apontam para uma boa safra e um começo normal para a temporada de blueberry na Argentina.

Todas as regiões reportaram boas condições de crescimento, e uma fruta de boa qualidade é esperada, de acordo com o Comitê de Blueberry da Argentina.

“A boa notícia desta temporada é que as condições climáticas foram amenas”, disse Carlos Stabile, Tesoureiro do Comitê e gerente de projetos da Extraberries SA.

“A situação do clima determina uma curva de volume mais gradual, o que significa que as semanas de pico não vão ser tão altas e o tempo deve ser muito próximo do normal histórico”.

A produção do ano passado foi concentrada, com picos de produção cerca de 10 dias mais cedo que o normal, disseram Stabile e Fernando Skiarsky, membro do comitê e presidente da Berries del Plata SA.

“Aquela ocasião confundiu o mercado, já que não era normal aquele volume tão cedo”, disseram.

“Ano passado, os preços atingiram recordes mais baixos da história na nossa janela, e acreditamos que foi uma combinação de diversos fatores, sendo que nossa concentração de volume foi o principal fator”.

Dito isso, os varejistas devem ter volumes notáveis a preços competitivos.

Os consumidores estavam ansiosos para os primeiros embarques, disse Frank Ramos, presidente/CEO da The Perishable Specialist Inc, em Miami.

“Os importadores nos informaram que os primeiros embarques aéreos vindos de Buenos Aires devem chegar no Aeroporto Internacional de Miami durante a semana 35 (ultima semana de Agosto)”, ele disse.

Os blueberries da Argentina marcam o inicio da temporada para o The Perishable Specialist. “A Argentina é sempre nossa porta de entrada com os blueberries, seguidos pelo Uruguai, Peru e Chile”.

Luciano Fiszman, gerente da categoria para os blueberries na Gourmet Trading Co, estava na América do Sul no final de agosto, visitando os campos de produção e reunindo com os agricultores na Argentina.

“A safra parece muito boa e saudável”, ele disse. “O inverno foi bom para a safra e uma primavera decente é esperada. As condições climáticas devem permanecer com temperaturas mais baixas, o que pode ajudar a qualidade”.

“Até o momento, este produto está sendo comercializado localmente em Buenos Aires, com preços consideravelmente melhores do que os mercados de exportação até o momento com os volumes ainda baixos”, afirmou.

Cindy Jewell, diretora de marketing da Watsonville, considera que será uma safra normal na Argentina. “Nosso volume será similar ao ano passado”.

O Peru pode se posicionar como o maior desafio para a safra de exportação da Argentina, disse Jewell.

“Eles podem afetar o mercado, já que podem ter a fruta no mesmo período”, ela disse.

Richard Doyle, diretor de desenvolvimento de negócios da Crystal Valley Foods, também afirma será um bom ano para os blueberries da Argentina.

“Será mais competitivo do que nunca”, ele afirma.

Eric Crawford, presidente da Sunrise, disse que a demanda por blueberries argentinos aquece tipicamente na terceira semana de setembro.

Fonte: The Packer/ Jim Offner


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.