Notícias As berries no Brasil

Tradicionalmente, as berries são pouco conhecidas no Brasil, com exceção do morango, embora a popularidade da categoria está aumentando ano após ano. Atualmente as berries representam menos de 1% de todas as frutas e verduras que se vendem nos supermercados do país, e nisso o Gustavo Favero, gerente de vendas nacionais da empresa Berrygood, tem a intenção mudar essa porcentagem.

A Berrygood cultiva, importa e comercializa as berries no mercado brasileiro durante todo o ano. “Vendemos blueberries, framboesas, amoras, romã, physalis, morango, cerejas e aspargos”, enumera Favero. A holding da empresa tem pomares no Brasil, Chile, Uruguai, Argentina, México, EUA, Portugal e Espanha, de modo que a produção muda de país a cada dois ou três meses. “Essa é nossa missão: oferecer as berries durante todo o ano para nossos clientes”, afirma.

“A temporada brasileira ocorre entre novembro até fevereiro”, afirma Favero. “O consumo de berries está em alta. Em 2010, não se via nos supermercados, e agora as pessoas estão acostumadas a ver essas frutas no Brasil. Enfrentamos muita concorrência, não só nas berries, mas também nas outras frutas e verduras”.

berrygoodEssa concorrência se deve ao fato de que as berries são mais caras que as outras frutas. “Quase cinco vezes mais caras. Você consegue comprar um kilo de mamão por 10 reais, mas você mal pode pagar 125g de blueberries por esse preço”. Toda a cadeia logística é mais cara, já que é necessário caminhões refrigerados específicos, embalagens especiais, a baixa vida de prateleira, entre outras coisas. Ele não acredita que há muita coisa para se fazer para reduzir os preços. “Se aumentar a demanda e o volume, os preços baixam um pouco, mas não muito. As berries são caras em todo o mundo”.

Como a produção é anual, os países de origem vão mudando. Neste momento, o Brasil recebe amoras da produção nacional, blueberries dos EUA e framboesas de Portugal, além de aspargos do Peru e physalis da Colômbia.

“Vendemos quase 20.000 kg por mês de fruta fresca. Esperamos vender 100.000 kg mensais de fruta fresca e também congelada nos próximos 3 anos. Morango e amora serão as que mais vão contribuir para o crescimento. Os morangos são as berries mais famosas do Brasil. Todo mundo conhece morango, embora poucos conhecem as outras berries. No Brasil, temos morango desde sempre, mas não amoras, blueberries, framboesas…”.

Fonte: Fresh Plaza


Categorias:

Diversos | Internacional | Nacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.