Notícias As propriedades das frutas e vegetais, segundo suas cores

Já se perguntou o que está por trás das cores das frutas e verduras que você come diariamente? Cada cor carrega um conjunto único de químicos que combatem doenças, os chamados fitoquímicos. E são esses fitoquímicos que dão a cor natural e vibrante e muitos benefícios a saúde às frutas e vegetais.

O especialista em saúde Luke Coutinho publicou recentemente em sua página do Instagram sobre a variedade de frutas e suas cores.

“Os pigmentos que dão cores vibrantes as frutas e vegetais representam uma variedade de componentes de proteção. Comendo todas as cores do arco íris, você aproveitará o poder desses alimentos na luta contra o câncer e no aumento da imunidade! O licopeno reduz o câncer de mama e próstata, e estimula a saúde do coração, cérebro e olhos”, disse Luke Coutinho.

Vamos entender o arco íris nutricional:

  1. O Licopeno (representa a cor vermelha) reduz o risco de câncer de mama e próstata. O pigmento estimula a saúde do coração, cérebro, olhos e ossos. Frutas e vegetais que contém grandes quantidades de licopeno são: melancia, tomate, pimentão vermelho e uva.
  2. O Betacaroteno (representa a cor laranja) combate o câncer, reduz a inflamação, melhora o sistema imune e ajuda na visão. Alimentos ricos em betacaroteno são a cenoura, damasco e batata doce.
  3. A Vitamina C e os flavonoides (representa a cor amarela) inibem o crescimento de tumores, desintoxicam células prejudiciais, reduzem a inflamação e melhoram a saúde do coração. A vitamina C geralmente é encontrada em alimentos frutas cítricas, como a laranja e limão, couve, morangos e brócolis.
  4. Os Folatos (representa a cor verde escura) constroem células e materiais genético saudáveis e aumentam a saúde do coração. Alimentos como ovos, frutas cítricas, aspargos, legumes, folhas verdes, couve de Bruxelas e beterraba são exemplos. O cálcio fortalece os ossos, músculos e ajuda a manter a saúde do coração. Esse mineral é encontrado em queijos, feijão, lentilha, amêndoas e salmão.
  5. O Indol e a luteína (representa a cor verde clara) eliminam o excesso de estrogênio e substancias cancerígenas e ajudam na saúde dos olhos. Os alimentos contendo o indol são o repolho, couve de Bruxelas, couve, mostarda e brócolis.
  6. As Antocianinas (representa a cor azul) destroem os radicais livres, reduzem a inflamação e são benéficos para o cérebro. As antocianinas são encontradas nos blueberries, ameixa, cereja, uvas e berinjela.
  7. O Resveratrol (representa a cor roxa) pode diminuir a produção de estrógeno, aumentar a saúde do coração e do cérebro. Amendoim, chocolate amargo, cranberries e uvas contém resveratrol.
  8. A Fibra (representa a cor marrom) também oferece muitos benefícios a saúde. Ajuda na perda de peso e a digestão. Também remove as substancias cancerígenas. Frutas frescas, vegetais verdes escuros, nuts e sementes saudáveis e grãos integrais são ricos em fibras.

(Luke Coutinho, Coach de Estilo de Vida Holistico – Medicina Integrativa)

Fonte: NDTV


Categoria:

Saúde

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