Notícias Blueberries importados seguem fortes

Os blueberries do Chile estão no pico neste momento.

“Estivemos no nosso período de pico de rendimento durante as últimas duas semanas e vão cair nas próximas duas”, disse Tom Richardson, da The Guimarra Companies, em Los Angeles, Califórnia. “Para o início de março, começaremos a ver diminuição dos volumes. As saídas do Chile já estão reduzindo. Existe um período de trânsito de três semanas desde o país de origem até a América do Norte, por isso, no começo de março, os volumes vão diminuir bem rápido”.

Richardson afirma que, no geral, o Chile baixou em 8~10% sua oferta na temporada. “Principalmente devido ao clima. Foi alcançado um calor recorde nas últimas semanas, e grande parte da fruta não estava disponível para exportação”, explica. “Acredito que mais fruta foi para a indústria de processamento”. Richardson também acrescenta que o Chile, que começou com volumes significativos na primeira semana de dezembro, provavelmente terminará uma semana antes do habitual.

Peru

Ao mesmo tempo, o Peru tem tido uma forte presença na temporada. “Temos tido volumes adicionais do Peru, maiores que dos anos anteriores e inclusive, maiores que do ano passado”, disse Richardson. “Seguiremos vendo essa tendência nos próximos anos”.

A demanda por blueberries ainda é forte. “Continuamos tendo uma presença cada vez maior de berries com oferta de múltiplos tamanhos, orgânicas, etc.”, expressa Richardson. “Estamos vendo cada vez mais berries nas lojas”.

Ajuste dos preços

Os preços estão a níveis similares com os do ano passado. “É o que esperávamos com os volumes pico da temporada chilena”, comenta Richardson. “Quando os volumes começarem a reduzir, veremos uma reação rápida nos preços, e os mercados vão se fortalecer”.

Logo quando termina a oferta do Chile e Peru, a produção de berries dos EUA começa na Flórida. “Escutamos que a produção na Flórida está melhor que a dos últimos anos e, a menos que tenhamos temperaturas frias não previstas, teremos fruta já em meados de março”, conclui Richardson.

Fonte: Fresh Plaza


Categorias:

Chile | Peru

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.