Notícias Blueberries podem ajudar a controlar a pressão arterial

Uma novo estudo publicado pelo Journal of Gerontology Series A descobriu que comer 200g de blueberries todos os dias por um mês pode melhorar a função dos vasos sanguíneos e diminuir a pressão arterial em pessoas saudáveis.

Pesquisadores da King’s College London estudaram 40 voluntários saudáveis por um mês. De forma randomizada, eles receberam diariamente uma bebida contendo 200g de blueberries ou uma bebida controle.

Foram monitoradas as substancias químicas no sangue e na urina, bem como a pressão arterial e a dilatação fluxo-mediada (FMD) pela artéria braquial: uma medida de como a artéria aumenta quando a pressão sanguínea aumenta, que é considerada um marcador sensitivo de risco de doença cardiovascular.

Em um outro estudo mais aprofundado, pesquisadores compararam os efeitos de uma bebida de blueberry, que contém antocianinas, um tipo de fitoquímicos responsáveis por dar a cor azul, vermelha, roxa as frutas e legumes como as berries e as uvas vermelhas – com um grupo controle contendo níveis similares de fibra, minerais ou vitaminas encontrados nos blueberries.

Foi descoberto:

– Os efeitos na função dos vasos sanguíneos foram vistos duas horas após o consumo da bebida com blueberry e foram mantidos por um mês mesmo após um jejum noturno.

– No decorrer de um mês, a pressão sanguínea foi reduzida em 5mmHg. Isso é similar ao que é comumente visto em estudos usando medicação para baixar a pressão.

– As bebidas contendo antocianinas levaram a melhorias na função endotelial. As células endoteliais agem como uma barreira entre o sangue ou a linfa e o tecido corporal adjacente, além de desempenhar um papel importante na coagulação do sangue e na regulação da pressão arterial.

– Nem a bebida controle, controle com fibra ou controle com minerais e vitaminas tiveram efeito significativos no FMD nas 2 ou 6 horas após o consumo.

A pesquisadora chefe, Dra. Ana Rodriguez-Mateos, do Departamento de Ciência Nutricional da King’s College London disse: “Embora seja melhor comer a fruta inteira para obter todos os benefícios, nosso estudo comprova que a maioria dos efeitos pode ser explicado com as antocianinas”.

“Se as mudanças que vimos na função dos vasos sanguíneos após comer blueberries todos os dias podem ser sustentados na vida inteira de uma pessoa, isso poderá reduzir o risco de desenvolvimento de doença cardiovascular em até 20%”.

Fonte: Science Daily


Categoria:

Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.