Notícias Blueberries podem melhorar as funções do cérebro em idosos

De acordo com uma nova pesquisa realizada, beber 30 mL de suco de blueberry concentrado todos os dias pode melhorar as funções do cérebro em pessoas mais velhas, que tende a declinar com a idade.

No estudo, pessoas saudáveis entre 65-77 anos que beberam o suco concentrado de blueberry todos os dias mostraram melhoras nas funções cognitivas, no fluxo do sangue para o cérebro e na ativação do cérebro durante os testes realizados.

Evidências também sugerem melhora na memória, disseram os pesquisadores em um artigo publicado no jornal Applied Physiology, Nutrition and Metabolism (Fisiologia Aplicada, Nutrição e Metabolismo).

Blueberries são ricos em flavonoides – encontrado abundantemente nas plantas – que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, componentes importantes na causa desses efeitos.

“O estudo mostra que com apenas 12 semanas consumindo 30 mL de suco concentrado de blueberry todos os dias, o fluxo de sangue para o cérebro, a ativação do cérebro e alguns aspectos na memória foram melhorados neste grupo de idosos saudáveis”, disse Joanna Bowtell, da Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha.

Para o estudo, o time incluiu 26 adultos saudáveis, dos quais 12 foram dados suco de blueberry concentrado – fornecendo o equivalente a 230 g de blueberries – uma vez ao dia, enquanto que 14 receberam um placebo.

Comparado com o grupo do placebo, aqueles que tomaram o suplemento de blueberry mostraram um significativo aumento na atividade do cérebro nas áreas relacionadas aos testes.

Pesquisas anteriores também mostram que o risco de demência é reduzida com o consumo de frutas e verduras, e a função cognitiva é melhor preservada em idosos saudáveis com uma dieta baseada em plantas.

Fonte: The IndianExpress


Categorias:

Curiosidades | Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.