Notícias Blueberry: ingrediente da beleza

Uhuuuu! Já começou a temporada do blueberry fresco Americano! 😀

De abril até setembro, podemos ver nas prateleiras dos supermercados nossos blueberries highbush fresquinhos para saborearmos de manhã no cereal, no iogurte, ou na sobremesa do almoço, ou no bolinho da tarde, ou até mesmo num molho especial para um prato digno de chef no jantar! (Se quiser algumas ideias, veja nossa seção de Receitas)

Além dos benefícios já bem conhecidos no combate à doenças, como prevenção do câncer, trato urinário, melhora da memória e da visão, obesidade, diabetes, etc. (veja todos os estudos já realizados aqui), hoje o mundo inteiro já se rendeu aos benefícios dessa super fruta para a pele também!!

A Ásia foi o pioneiro em considerar o blueberry como um ingrediente da beleza, e de lá esse conceito já se espalhou para a Europa, América do Norte e América Latina.

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, eles combatem os radicais livres, os responsáveis pelo envelhecimento da pele. E a indústria cosmética, de olho nessa tendência, tem desenvolvido máscaras, aplicações tópicas, cremes, shampoos, hidratantes, etc., tudo para atender aos desejos dos consumidores na busca pela saúde e beleza.

Confirmando o poder dessa tendência, surgiu a expressão “beauty from within”, ou “beleza de dentro para fora”, que é o resultado do surgimento dos termos cosmecêuticos, nutracêuticos e dos nutricosméticos.

Os cosmecêuticos referem-se aos produtos aplicados topicamente, que não são simplesmente um cosmético, pois são capazes de modular as condições da pele, mas não são considerados medicamentos. A grande demanda dos consumidores por produtos com ação antienvelhecimento tem levado ao grande desenvolvimento desse setor.

Já os nutracêuticos, são os alimentos capazes de promover benefícios para a saúde na prevenção de doenças.

E os nutricosméticos, por sua vez, são caracterizados pela ingestão de alimentos ou suplementos com o propósito de melhorar o aspecto da pele. São produtos para administração oral, formulados e comercializados especificamente para propósito de beleza, podendo ser apresentado na forma de cápsulas, alimentos ou bebidas. Portanto, trata-se de suplementação oral de nutrientes, com o objetivo de combater os radicais livres, sendo os antioxidantes o ingrediente mais utilizado nos nutricosméticos.

De forma resumida, podemos dizer que os cosmecêuticos são resultado da intersecção das indústrias de cosméticos e de medicamentos; os nutracêuticos são a intersecção da indústria de medicamentos com a alimentícia; e os nutricosméticos são a intersecção das indústrias de cosméticos e de alimentos.

Assim, o blueberry vem se tornando um grande aliado para este setor e vem ampliando o conceito de “beleza de dentro para fora”. Uma coisa é certa: essas novas definições vem recebendo atenção cada vez maior dos processadores de alimentos e fabricantes de cosméticos.

Segundo dados da Mintel, em 2017, o Brasil já lançou mais produtos com blueberries do que todo o ano de 2016, conforme ilustra o quadro abaixo.

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E os produtos com blueberries mais desenvolvidos no mundo são as maquiagens, cuidados com a pele, produtos de banho e sabonete e os produtos para cabelos.

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Será que todos esses produtos para o cuidado da pele que encontramos nas prateleiras usam blueberries de verdade? Na maioria das vezes! E a missão do USHBC aqui é exatamente essa: levar blueberries de verdade nos alimentos, nos cosméticos, nos pet foods, etc.

Por mais #blueberriesdeverdade !!!

Veja abaixo na nossa Galeria de Imagens como o mundo já se rendeu a nova onda da “beleza de dentro para fora”. Cosméticos de todo o mundo já estão adicionando blueberries. Perceba as embalagens, o grande chamariz para a fruta fresca! #blueberriesdeverdade.

Essa grande tendência faz com que a indústria de blueberries desenvolva diversos formatos da fruta para atender não só a indústria de alimentos, mas a de cosméticos também, incluindo extratos, óleos, pó, fibras, etc. (conheça os formatos aqui).

Hoje o mundo inteiro vê os blueberries como um alimento amigo da beleza, e a tendência é de consumir cada vez mais alimentos e outros produtos para nos manter mais jovens por mais tempo!

Será que Ponce de Leon estava certo e de fato existe a Fonte da Juventude? 😉


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