Notícias Chile: atraso na colheita fortalece o mercado de blueberry

O atraso do inicio da temporada de blueberry chileno levou a um mercado mais forte comparado com o ano passado. O clima com temperaturas mais frias atrasou a colheita, uma vez que os produtores tiveram que esperar a fruta amadurecer.

“Era esperado que a colheita começasse na primeira semana de Novembro, mas na verdade começou lá pelo final do mês”, disse Hugo Diaz, da Andean Fruit LLC. “Devido ao clima mais gelado, as berries não estavam conseguindo a cor e o açúcar ideais então os produtores esperaram algumas semanas a mais. Mas agora o volume esta constante e a qualidade ótima”.

Transporte aéreo mais difícil

Os fornecedores tem notado que o transporte aéreo de blueberries do Chile vem enfrentando desafios este ano. Eles apontaram a falta de aeronaves disponíveis na região, combinado com relatórios de que algumas empresas de transporte estão com dificuldades financeiras.

“Tivemos muitos problemas em arranjar voos este ano”, afirmou Diaz. “As companhias aéreas tiraram algumas aeronaves da região, havendo falta de disponibilidade de transporte da carga. É possível que, como ano passado houve poucos embarques aéreos do Chile para os EUA, eles acharam que não seriam necessários. As opções aéreas estão limitadas este ano”.

Embarque marítimos chegando em breve

Os containers marítimos de blueberries devem chegar por volta do final, ou inicio do ano. A demanda tem sido alta e o mercado está fortalecido devido ao atraso da colheita e também por causa das festas de fim de ano.

“O mercado está melhor do que ano passado e deve permanecer forte conforme nos aproximamos do período do Natal”, acrescentou Diaz. “Os containers devem começar a chegar no final de dezembro, começo de janeiro. Nossas regiões produtoras estão concentradas no Centro-Sul do Chile e esperamos que continue até a segunda semana de março, com expectativas do fornecimento vindo do sul que continue até um mês a mais”.

Mais cliente pedindo por tamanhos de 470g

Diaz disse que tem visto mais cliente do varejo solicitando embalagens de blueberries de 470g este ano. Ele observou que devido ao atraso na temporada, não há muito desse tamanho disponível, como tipicamente tem.

“Muito dos nosso clientes tem solicitado embarques aéreos de embalagens de 470g”, ele disse. “Este não é um item típico para frete aéreo nesta época. A razão pra isso é que como teve atraso da colheita, também não houve containers via marítimo. Normalmente já deveria ter chegadas por mar, entretanto estamos trazendo mais embalagens de 470g por via aérea”.

Fonte: Fresh Plaza


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.