Notícias Chile: exportações de blueberries atingiram níveis recordes na semana 9

Durante a semana 9, totalizaram-se 107.229 toneladas de blueberries exportados, o que marca um número recorde para a indústria.

Em outubro, o setor projetou cerca de 102 mil toneladas, no entanto, as exportações já ultrapassaram o total da temporada que ainda não terminou.

O Comitê de Blueberries explicou que um melhor desenvolvimento da fruta e boas condições de trabalho da colheita, a temporada dos blueberries superou todas as estimativas.

Segundo o último resumo de safra semanal -relatório realizada pelo iQonsulting junto com o Comitê de Blueberries- na semana 9, 2.745 toneladas foram concluídas, totalizando um recorde de 107,229 toneladas de blueberries exportados.

É 3,4% maior do que o que foi enviado na última temporada, quando foram exportadas 103.716 toneladas, às quais devemos acrescentar que a campanha atual ainda não terminou.

“A maior produção e exportação se deve a múltiplos fatores, mas, sem dúvida, a ausência de geadas na primavera, o clima ameno e poucas chuvas no período de crescimento do fruto e colheita, contribuíram para dar uma temporada muito perto do potencial produtivo” , indica o relatório.

Antes disso, o mercado dos Estados Unidos, o mais importante para os blueberries chilenos, reagiu positivamente, o que permitiu manter a demanda estável, algo que também foi observado em outros mercados.

Até à data, a distribuição por mercado é de 63,6% para a América do Norte; 23,8% para a Europa e 12,1% para a Ásia.

Por outro lado, as exportações de blueberries orgânicos frescos na semana 9 totalizaram 260 toneladas, representando uma parcela de 9,5% do total exportado durante esse período.

Finalmente, o Relatório destaca o aumento significativo da produção que foi registrado nas diferentes áreas do país. “A zona norte, já finalizada, terminou com um volume acima dos estimados 45%. A zona central norte acabaria com um volume semelhante ao estimado, mas toda a zona do Sul superará as estimativas “, afirmou o relatório.

Fonte: Portal Frutícola


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.