Notícias Chile: ligeira caída nas exportações apesar do aumento da produção

O Comitê de Blueberries do Chile anunciou que as exportações de blueberries frescos para a temporada 2017-18 diminuirão levemente ano a ano, apesar que se espera que a produção total aumente.

As exportações da fruta fresca estão estimadas que caiam em torno de 2% para 101.700 toneladas métricas, enquanto que a produção nacional de blueberries está prevista para aumentar cerca de 4%, a 150.400 toneladas.

O diretor executivo do comitê, Andrés Armstrong, disse que apesar da previsão de caída nos volumes de exportação, eles esperam ter uma melhor temporada que a anterior.

“A temporada passada foi afetada pela colheita anterior, que fez com que tivéssemos muita fruta nos mercados em momentos que não se esperava”.

“Embora a previsão para 2017-18 é para exportações similares a temporada anterior, a campanha está ocorrendo dentro do período de colheita normal”.

A consultoria iQonsulting, explicou que a leve caída das exportações de blueberries frescos se deve às diferenças nas porcentagens da fruta exportada como fresca e congelada.

“Nesta temporada, a existência de blueberries congelados nos EUA são 26% mais baixas que a temporada passada, o que provavelmente conduza a uma renovação nos níveis de exportação de blueberries congelados chilenos; algo que não vimos na temporada passada devido aos altos níveis de estoque neste mercado”, comentou a diretora executiva, Isabel Quiroz.

Está previsto que as exportações de blueberries congelados alcançarão os 40.000 toneladas métricas durante a temporada 2017-18. E se espera que os volumes máximos cheguem na semana 49. O ano passado chegaram na semana 47.

Armstrong disse que o comitê “trabalha arduamente para garantir que nossos produtores e exportadores obtenham a melhor fruta com uma qualidade que nos distingue dos nossos competidores ao empregar novas tecnologias que respaldam este objetivo”.

Fonte: Portal Frutícola


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.