Notícias Chile: ótima performance do blueberry orgânico

A oferta de blueberries chilenos para a América do Norte está alcançando seu pico esse mês, já que os volumes seguem sendo fortes. As condições de produção foram boas na maior parte, apesar do período quente recente nas zonas sul e centro, mas é esperado que os volumes totais de exportação sejam similares aos da temporada passada. O setor afirma que as exportações globais do Chile até a semana 6 estão 3% maiores que no mesmo período do ano passado.

“Esse ano foi um grande ano para os blueberries chilenos orgânicos e convencionais para a região da América do Norte, e em todo o mundo”, assinala Karen Brux, diretora geral da Chilean Fresh Fruit Association. “Estamos em pleno período promocional, e os blueberries chilenos estarão disponíveis até março. O Chile exportou 3.945 toneladas de blueberries frescos na semana 6, com exportações globais alcançando 98.427 toneladas na temporada. O volume total enviado para os EUA até a semana 6, incluindo os convencionais e os orgânicos, foi de 52.955 toneladas”.

Os orgânicos seguem aumentando

Os volumes exportados de blueberries chilenos orgânicos aumentaram significativamente comparado com o ano passado. Em torno de 80% das exportações de blueberries orgânicos do Chile estão destinadas a América do Norte. Não só aumentou as exportações chilenas, mas também as importações na América do Norte cresceram notavelmente.

“As exportações de blueberries orgânicos se encontram no seu pico máximo, com 11.785 toneladas, um aumento de 41% comparado com a temporada passada”, afirma Brux. “Foram enviados 9.073 toneladas para os EUA até a semana 6, o que equivale a 77% do volume total de orgânicos, e nossas importações aumentaram 30% em comparação com a temporada passada. Estimamos que o volume de orgânicos seja entre 12-13% do total de blueberry fresco enviado aos EUA, mas se olharmos para o volume embarcado até a semana 6, o orgânicos já representa 17% do total!”.

Brux disse que isso representa uma ótima oportunidade para promoção da fruta orgânica, e que a associação está trabalhando com todas as facetas da indústria para ajudar a promove-lo. “As vendas da produção de frescos orgânicos atingiu $5.6 bilhões em 2018. E a melhor parte é em termo de dólares absolutos, os blueberries viram um grande aumento, com a categoria dos orgânicos crescendo em $63.9 milhões”.

O desafio do Peru

O Peru vem crescendo seu espaço nas exportações de blueberries nos últimos anos, com os volumes crescendo forte. Foi reportado que na temporada passada, as exportações do Peru cresceram 50% em valor comparado com o ano anterior e agora está aproximando do Chile em termos de volume total. Os exportadores chilenos estão cientes dessa competição e estão trabalhando duro para solidificar sua posição de líderes no mercado.

“Estamos focados em enviar não somente as variedades mais novas, mas também as melhores para a América do Norte e outros mercados”. Brux também afirmou que a indústria está buscando crescer em outros mercados. “A América do Norte continua a ser o maior mercado de exportação para fresco, mas o Chile também está desenvolvendo outros mercados na Europa e Ásia”.

Fonte: Fresh Plaza


Categoria:

Chile

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.