Notícias Chile: produção orgânica de blueberries na zona sul

O mercado norte-americano restringe o acesso de blueberries chilenos das regiões de O’Higgins, Maule e Bio Bio. Os Estados Unidos exigem que os blueberries frescos chilenos sejam fumigados antes de serem exportados para o país devido à presença da Lobesia Botrana ou da traça da videira nos pomares da zona central do Chile.

Infelizmente, afirmou Andres Armstrong, diretor executivo do Comitê de Blueberry da ASOEX, quando esta fruta sofre esse tratamento de quarentena, ela perde seu status orgânico nos Estados Unidos. Neste cenário, os pomares localizados desde La Araucanía até o sul surgem como uma oportunidade para desenvolver o mercado orgânico de blueberries no Chile sem restrições e manter uma oferta interessante para os Estados Unidos, um país que na última temporada foi responsável por 85% dos embarques de produtos orgânicos do Chile.

“85% da produção orgânica do Chile foi enviada para os Estados Unidos; é um mercado relevante para nós. Na temporada passada, pela primeira vez, pudemos acompanhar o volume de exportação que foi de 9,2% da exportação total de blueberries frescos, “afirmou Armstrong, acrescentando que, embora este modelo de produção fosse mais complexo, pagava preços mais altos.

O preço das frutas orgânicas pode ser até 30% superior ao preço da fruta produzida de forma convencional.

Exportações

Segundo dados do Comitê de Blueberry da ASOEX, o Chile exportou 110.240 toneladas de blueberries frescos durante a temporada 2017-2018, das quais 9.984 toneladas eram orgânicas.

La Araucania conduz embarques com 4.037 toneladas (ou seja, uma participação de 40%); seguido por Los Rios, com 2.142 toneladas (21% de participação), e Los Lagos, com 836 toneladas, representando uma participação de 8% do total de frutas frescas orgânicas exportadas.

“30% das plantações estão localizadas em Maule, 30% em Bio Bio e 30% em La Araucania, no sul. A oferta orgânica diminuiu porque temos uma restrição em uma parte importante da área de produção. Se considerarmos isso, a superfície ainda está baixa. ”

Fonte: Fresh Plaza / Comitê de Blueberry da ASOEX / Campo Sureño


Categorias:

Internacional | Produção

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.