Notícias Chile: Projeto para produção de novas variedade de blueberry sob cobertura

A Faculdade de Agronomia da UdeC vai desenvolver um projeto relacionado a produção de novas variedades de blueberry sob coberturas.

“Estamos pensando em variedades com qualidade premium e estamos realizando um estudo de adaptação que vá trazer boa firmeza e qualidade, entre outras características. Também estamos buscando desenvolver embalagens tecnológicas para o manejo dessas variedades. Além disso, vamos desenvolver um modelo tecnológico de produção, pois queremos identificar a melhor cobertura para a condição dessas variedades no sul do Chile, já que não existe essa informação, e não temos o modelo produtivo de blueberry sob cobertura. Há muitos testes isolados, mas não existe um modelo adequado de baixo investimento e que gere benefícios importantes. A ideia da cobertura é permitir que se reduza o stress que o calor, o frio e as chuvas extremas causam na fruta. Então vamos testar diferentes tipos de materiais de modo a estabelecer o material apto para as condições de calor e frio, e em um desenho de sistema que permita colher sob estas coberturas, o que implicaria uma vantagem competitiva”, explicou Dr. Bastías, acadêmico do Departamento de Produção Vegetal da Faculdade de Agronomia UdeC.

Os especialistas da Faculdade de Agronomia vão trabalhar em 2 aspectos relacionados a variedades e a cobertura e vão focar em 3 frentes de pesquisas.

A primeira delas está relacionada a fisiologia e o manejo produtivo das novas variedades sob distintos materiais de cobertura, o qual será analisada pelo Dr. Richard Bastías. Uma segunda dimensão está focada nos requerimentos hídricos destes modelos produtivos, isto é, os protocolos de irrigação, assunto que será desenvolvido pelo Dr. Arturo Calderón; e finalmente o Dr. Gonzalo Silva irá focar no estudo de população de pragas e seu comportamento nestas novas variedades e condições de cultivo.

“Iniciamos o projeto em julho deste ano. Contratamos 2 agrônomos que trabalham em campo, Gustavo Soto e Esteban Gonzalez, e já estamos instalando unidades experimentais. Temos duas unidades, uma em Maule Sur e outra em La Araucania Norte. Também adquirimos equipamentos excelentes para desenvolver nosso projeto de forma efetiva, que vai durar seis anos”, disse Dr. Bastías.

Outro ponto interessante do Programa Tecnológico (PTEC) é que ele busca gerar capital humano avançado, por isso a UdeC se preocupa tanto na formação de especialistas. “Nós, junto com a Universidade Católica e a INIA, estamos oferecendo 8 mestrados e/ou doutorados na área e nós como UdeC queremos formar três profissionais com este nível de pós-graduação”.

Fonte: Fresh Plaza/ SimFRUIT-UdeC


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.