Notícias China: objetivo de se tornar o maior mercado mundial de blueberries

O blueberry é atualmente a segunda maior berry do mundo, somente atrás do morango.

O presidente da Associação de Blueberry da China e o professor da Universidade Agrícola Jilin, Li Yadong, apontou durante uma apresentação sobre a análise de dados da produção global de blueberry que a produção total da fruta no mundo cresceu de 23.6 mil toneladas em 1995 para 66.4 mil toneladas em 2015.

Os blueberries atualmente no mercado são principalmente para o consumo fresco, atingindo 65% do volume total. Com relação ao potencial de consumo, o fornecimento ainda não satisfaz a demanda dos mercados doméstico e internacional. Olhando para os países individualmente, os 10 maiores produtores de blueberries são os Estados Unidos, Canadá, China, Polônia, Peru, México, Espanha, Argentina e Marrocos. O total produzido por esses 10 países somam 90% do total global produzido.

O desenvolvimento da indústria de blueberry na China avança gradualmente para sua idade de ouro

Em 1983, a Universidade Agrícola de Jilin tomou a iniciativa de importar uma variedade de blueberry de alta qualidade dos EUA. Esta variedade passou por experimentação regional durante muitos anos, até que, em 1999, o professor Li Yadong, a examinou e aprovou a seleção final da primeira variedade de blueberry de alta qualidade na China, a “notável ascensão”. Deste modo, foi preenchido uma página em branco da história do cultivo de blueberry no país, e na última década, este setor foi desenvolvido a um ritmo insano.

De acordo com as estatísticas mais recentes, em 2017, o setor já havia alcançado uma superfície de 46.000 hectares e uma produção de 115.000 toneladas. As três províncias da China onde se cultivaram blueberries pela primeira vez em grande escala, Shandong, Guizhou e Liaoning, são também as três províncias com mais áreas cultivadas e maior produção. Shandong ocupa a principal posição em termos de superfície e produção, mas Yunnan e Sichuan recentemente se tornaram as províncias que mais avançaram.

China espera se tornar o maior mercado mundial de blueberries

Os principais fatores que limitarão o setor no futuro são o déficit mundial de mão de obra e os danos provocados pelas geadas no hemisfério norte. Nos próximos anos, a China se desenvolverá a passos rápidos e espera se converter no maior mercado mundial. Foi previsto que, em 2025, a superfície dedicada ao cultivo dessa fruta na China alcançará 70.000 hectares e a produção atingirá 400 mil toneladas, criando um mercado no valor de US$ 6.147 milhões. Ao mesmo tempo, o estímulo de empresas chaves e a coordenação de diferentes associações industriais criarão um padrão fundamental na indústria do blueberry onde produtores e cooperativas (com área de produção de 7-33 hectares) se tornarão os principais produtores.

Fonte: Fresh Plaza


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.