Notícias Comer fruta nos faz mais feliz

Uma pesquisa científica feita na Inglaterra revelou que o consumo diário de frutas e verduras poder ter um efeito positivo no ânimo das pessoas e contribuir para sua felicidade.

O trabalho, realizado pela Universidade de Warwick (Reino Unido) e publicado na revista especializada American Journal of Public Health, sugere que consumir até oito porções de frutas e vegetais por dia pode aumentar significativamente os níveis de felicidade e bem estar.

Segundo apontou o estudo, esse é uma das maiores tentativas científicas para explorar um eventual bem estar psicológico derivado da ingestão deste tipo de alimento, além dos benefícios já comprovados em estudos anteriores, como o menor risco de obter câncer e ataques cardíacos.

Efeito a curto prazo

A equipe britânica detalhou que os benefícios no estado de ânimo foi detectado em cada porção extra de frutas e verduras que os indivíduos analizados comiam diariamente, com um máximo de oito porções por dia.

Os pesquisadores concluíram que as pessoas que não comiam nada de frutas e verduras, e passaram a consumir oito porções por dia notaram um aumento na satisfação em suas vidas equivalente a passar de desempregado a conseguir um trabalho.

Para alcanças esses resultados, o estudo acompanhou mais de 12 mil pessoas adultas selecionadas aleatoriamente, que registraram suas dietas diárias. Também foi medido o nível de bem estar psicológico.

“Comer frutas e verduras aparentemente aumenta nossa felicidade muito mais rapidamente do que quando melhora nossa saúde física”, informou o professor Andrew Oswald, integrante do grupo de cientistas que realizou a pesquisa.

“A motivação das pessoas por comer alimentos saudáveis se dá pelo fato de que os benefícios para a saúde física, como a proteção contra o câncer, se acumula décadas depois. Entretanto, as melhoras no bem estar quando o consumo de frutas e verduras é maior, é quase imediato”, explicou o acadêmico.

De acordo com os pesquisadores, é possível vincular este estudo com uma outra pesquisa realizada anteriormente em torno dos antioxidantes, que sugeriu uma conexão entre o otimismo e o carotenoides no sangue. Entretanto, advertiram que é necessário mais pesquisa sobre isso.

Fonte: Simfruit


Categorias:

Curiosidades | Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.