Notícias Cultivo hidropônico de blueberries ganhando terreno

O que seria o cultivo hidropônico de blueberries?

É aquele que se realiza em um substrato ou em algum outro meio de cultivo; isto é, um cultivo que não depende do solo. Atualmente, existem duas opções: o cultivo em vaso ou em sacos de fibra de coco prontos para uso, conhecidos como easy planters.

Para o Eng. Álvaro Villalba, especialista em cultivo de blueberry “a vantagem mais importante deste sistema é que ele não depende das condições do solo; assim, eliminando o solo como um fator limitante, a produção de blueberry pode ser levada para áreas com melhores climas e melhor disponibilidade de água, ou ainda, com melhor acesso ao mercado consumidor”.

Além disso, numerosos ensaios demonstraram que os métodos sem solo ajudam a melhorar o volume de produção e a qualidade da fruta. “Nos primeiros três anos, há um rendimento melhor, com frutos de melhor qualidade e maior calibre, o que os torna mais fáceis de serem colhidas e também mais comercializáveis”, afirmou.

Graças à homogeneidade do substrato, todas as plantas se desenvolvem nas mesmas condições. Este não é geralmente o caso do solo, que tem características edáficas diferentes, fazendo com que as plantas se desenvolvam de maneira diferente.

Os métodos de cultivo sem solo também permitem um maior manejo da fertirrigação e facilitam um melhor controle da saúde da planta, já que as ameaças de pragas são mais fáceis de monitorar.

Ele destacou que ao cultivar as plantas em recipientes individuais, é muito mais fácil manter as pragas ou doenças sob controle, ou mesmo remover e substituir as plantas afetadas.

“No cultivo hidropônico, o substrato permite um melhor desenvolvimento da raiz nos primeiros estágios vegetativos. Sabemos que as plantas de blueberry são muito sensíveis à umidade, então o substrato é especialmente projetado para uma correta drenagem, evitando o aparecimento de poças que afetariam seriamente a safra”, explicou o especialista.

Além disso, o cultivo em vasos facilita o plantio em um espaço limitado, o que é uma vantagem que permite dobrar a produção a qualquer momento.

Além disso, as soluções hidropônicas aumentam significativamente a densidade das plantas, chegando a 9.000 plantas por hectare, explicou ele.

As plantações de blueberry precisam de condições específicas de solo e clima; no entanto, graças à evolução das variedades vegetais, tornou-se possível superar os desafios climáticos, desde que as técnicas apropriadas sejam utilizadas.

Fonte: Fresh Plaza


Categorias:

Curiosidades | Internacional | Novidades

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.