Notícias Efeitos dos Blueberries na função cognitiva

Nova pesquisa publicada no Jornal Europeu de Nutrição informou que o consumo diário de 1 xícara de blueberries frescos (equivalente a 24 g de blueberry em pó liofilizado), mostrou mudanças positivas na função cognitiva sobre um placebo. A pesquisa, “Dieta com blueberry melhora a cognição entre adultos mais velhos em ensaios randomizados, duplo-cego e controlados”, foi conduzido no Centro de Pesquisa Jean Mayer USDA Human Nutrition, na Universidade Tufts.

Conduzidos por um período de 90 dias, 13 homens e 24 mulheres, todos saudáveis entre 60 e 70 anos, foram designados randomicamente para receber ou blueberry Highbush em pó liofilizado (o equivalente a 1 xícara de blueberries frescos) ou um pó placebo. Foram testados equilíbrio, caminhada e cognição nos indivíduos no começo, e novamente após 45 e 90 dias.

Os resultados mostraram que o grupo que foi suplementado com blueberry mostrou significativamente menos repetição de erros comparado com o grupo do placebo no California Verbal Learning Test (CLVT), um teste neuropsicológico que pode ser usado para avaliar habilidades de memoria verbal [i]. O grupo de blueberry também teve menos erros nos ensaios onde eles trocaram para uma nova tarefa como parte de um teste, comparado com o grupo do placebo. A troca de tarefa é um importante componente da função cognitiva, uma coleção do processo do cérebro que são responsáveis por guiar o pensamento e o comportamento. [ii] Não houve melhora na mobilidade tanto no grupo do blueberry como no do placebo.

De acordo com os Centros de Prevenção e Controle da Doença, o número de americanos com mais de 65 anos está projetado para crescer rapidamente, alcançando 88.5 milhões até 2050. Assim, a importância de se avaliar a saúde cognitiva em adultos mais velhos e descobrir intervenções que podem promover um envelhecimento saudável, incluindo dieta e exercícios.

“É necessário mais evidências, mas os resultados deste estudo adicionam ao corpo de pesquisa sobre dietas suplementadas com blueberry os resultados positivos nas pesquisas em células e em animais na cognição relacionada a idade”, disse Barbara Shukitt-Hale, Ph.D, cientista do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA) no Laboratório de Neurociência e Envelhecimento, USDA-ARS, Centro de Pesquisa de Nutrição Humana no Envelhecimento (HNRCA), na Universidade Tufts e uma das pesquisadoras líderes do estudo. “A adição de uma quantidade factível de blueberries na dieta pode ser uma estratégia positiva no estilo de vida para os adultos mais velhos”.

A pesquisa foi financiada pelo USHBC – U.S. Highbush Blueberry Council, USDA Serviço de Pesquisa na Agricultura e Universidade Tufts.

Fonte: USHBC

[i] Delis DC, Kramer J, Kaplan E, Ober BA (2000) CVLT-II: California verbal learning test: adult version. Psychological Corporation

[ii] Reimers S, Maylor EA (2005) Task switching across the life span: effects of age on general and specific switch costs. Dev Psychol 41(4):661


Categorias:

Curiosidades | Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.