Notícias Espanha: Novas variedades de blueberries estão por vir

A Planasa, empresa líder na obtenção de novas variedades de plantas do mundo, aproveitou sua participação no II Congresso de Frutas Vermelhas que ocorreu em Huelva, Espanha, para apresentar as principais linhas de pesquisas que tem aberto hoje e, como não poderia ser diferente, estão focados em programas de melhoria de morangos, framboesas, amoras e blueberries.

De todas elas, Pedro Domíngues, responsável pela Pesquisa & Desenvolvimento de morangos e blueberries, destacou a aposta que a empresa está fazendo para conseguir uma variedade própria de blueberry. E este esforço está fundamentado no fato de que a fruta se tornou a segunda berry, em nível mundial, em produção e consumo.

Se em 1995 se produziam em torno de 23.000 toneladas, este número pode chegar até 600.000 toneladas em 2016. E a previsão é que este volume continue crescendo.

Diante destas expectativas tão favoráveis, os responsáveis pelo departamento de P&D da Planasa não duvidaram e decidiram começar um programa específico de melhora dos blueberries nas instalações que possuem desde mais de 30 anos na fazenda “La Mogalla”, em Cartaya. O objetivo, destacou Domínguez, é contar com uma variedade comercial própria dentro de uns quatro anos (2019-2020). Enquanto isso, vão continuar a distribuir as variedades de Fall Creek, desde o acordo com a empresa norte-americana em 2009.

Este trabalho de pesquisa tem como objetivo alcançar um fruta extra-precoce que podem ser colhidas entre os meses de dezembro e janeiro, que tenha, entre outras virtudes, gosto de qualidade, bom tamanho e arquitetura, e que seja de fácil colheita.

Fonte: Blueberries Consulting


Categorias:

Diversos | Internacional | Produção

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.