Notícias EUA: novas variedades de berries

O geneticista do Serviço de Pesquisa Agrícola (ARS – Agricultural Researche Service), Chad Finn e seus colegas da Unidade de Pesquisa de Cultivos em Corvallis, Oregon, tem desenvolvido duas novas variedades de “berries” – um blueberry e uma amora – que foram apresentados recentemente ao público.

Baby Blues, um cultivar lançado em cooperação com a Estação de Experimentação Agrícola da Universidade do Oregon e o Centro de Pesquisa Agrícola da Universidade de Washigton, é o nome dado a nova variedade de blueberry apresentado no centenário da chegada do primeiro blueberry cultivado ao mercado.

“Baby Blues é um blueberry highbush vigoroso, de alto rendimento, fruto pequeno e colhido a máquina que possui uma qualidade de fruto marcante. Se adapta bem ao mercado de processamento que requere frutos pequenos”, explica Finn. “Baby Blues deve oferecer aos produtores e processadores uma alternativa ao blueberry Rubel tipo highbush, de baixo rendimento, e pode prosperar em zonas mais suaves onde se cultiva os blueberries highbush do norte”.

Finn também tem desenvolvido uma nova amora, chamada Columbia Giant. Este cultivar de amora procede do mesmo programa de obtenção do Baby Blues e também tem sido apresentado em cooperação com a Estação de Experimentação Agrícola da Universidade Estatal do Oregon.

“Este cultivar é uma amora de qualidade e rendimento altos, colhido à máquina, com fruto firme e doce que, processado, é de qualidade similar ou melhor que a fruta que a indústria usa, Marion e Black Diamond”, afirma Finn. “Assim, devido ao seu tamanho, Columbia Giant vai vender, sobretudo, no mercado de fresco”.

Fonte: Blueberries Consulting


Categorias:

Curiosidades | Internacional | Novidades

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.