Notícias EUA: os blueberries se recuperam após a primavera

 

A primavera foi uma estação difícil para a indústria de blueberries dos EUA, mas o verão deve trazer um aumento no volume, pois muitos produtores entram em produção.

“Os blueberries vão começar a ver um aumento de volume na colheita no meio de Junho, atingindo seu pico nos meses de Julho e Agosto”, disse Mario Flores, diretor de gerenciamento de blueberries da Naturipe Farms LLC.

O mês de março foi congelante, o que devastou a colheita de rabbiteye na Geórgia e também afetou a temporada de highbush na Carolina do Norte, disse Eric Crawford, presidente da Fresh Results LLC.

“Vimos um aumento de preços incomum, o que matou as promoções do varejo”, disse Crawford. “As atividades de promoções foram extremamente leves nas últimas duas semanas”.

Crawford disse que o clima adverso levou a um buraco entre a colheita da Geórgia e da Carolina do Norte, e os preços chegaram a US$32.

“Isso não tem precedentes”, ele disse.

Era esperado que a Carolina do Norte encerasse sua temporada em meados de Junho, mas muitos produtores estavam apenas começando.

O Departamento de Agricultura dos EUA reportou que em 09 de Junho, os blueberries convencionais da Califórnia estavam entre US$ 20-24.

“Os consumidores ficam felizes nesta época do ano, pois eles tem acesso a fruta de qualidade com ótimos preços, o que faz com que seja um ótimo negócio pra todo mundo”, disse Luciano Fiszman, gerente da categoria de blueberry da Gourmet Trading.

Fiszman disse que a qualidade foi excelente na Califórnia apesar do tempo extremamente quente.

“Estamos atualmente nas semanas de pico da nossa produção de blueberry da Califórnia no sul do Vale”, ele disse. “A temporada está ficando para trás, e é esperado menos volume do que foi originalmente previsto”.

Fiszman disse que a Gourmet Trading iria mudar a produção para o Oregon no final do mês.

Tom Richardson, vice presidente de desenvolvimento global da Giumarra International Berry, alertou que o Oregon está mais tardio que o usual este ano, e volume de blueberries podem chegar uma semana depois do feriado.

Tim Wetherbee, gerente de vendas da Diamond Blueberry Inc. disse que a colheita foi esperada para começar em Nova Jersey na semana de 11 de junho.

“Tudo parece ir bem até agora” Wetherbee disse. “A safra parece boa. Não é uma colheita abundante, mas fomos muito afortunados com o tempo até agora. As berries estão crescendo e tudo está indo bem positivo”.

Wetherbee disse que o estado teria um amplo volume para as promoções de 4 de julho, e a colheita é esperada para o meio de agosto.

Jason Fung, diretor da categoria de desenvolvimento da Oppenheimer Group (de British Columbia), disse que a colheita de Washington foi esperado para iniciar no final de junho e ir até julho.

Michigan foi esperado que iniciasse em 28 de junho com volumes aumentando após 4 de julho, disse Crawford.

O estado estava esperando uma colheita de 125 milhões de libras (57 milhões de kg), mas a geada de 9 de maio pode ter prejudicado em 15%, ele disse.

Chuvas inadequadas poderiam representar um desafio adicional para o produtores do estado, ele disse.

A colheita de British Columbia é esperado que se inicie em 8 de julho, segundo Crawford. Isso é quase um mês mais tarde do que a colheita precoce do ano passado, mas está de acordo com os anos anteriores.

“Parece que será um ótimo ano com grandes promoções”, Crawford disse. “O volume deve levar a oportunidades para ter preços agressivos depois de 4 de julho”.

Crawford disse que a Fresh Result planejou colocar as berries da produção de Michigan e de British Columbia em atmosfera controlada, estendendo o fornecimento doméstico até o outono.

As importações da América Central começam em Setembro com fornecedores do Peru e Argentina, afirma ele.

Fonte: The Packer


Categorias:

Diversos | Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.