Notícias EUA: produtores de blueberries se recuperam dos tornados de agosto

Em Agosto, uma série de tornados, com ventos chegando a 200 km/h, atingiu o sul e centro de Michigan. A True Blue Farms, fazenda de blueberries perto de Grand Junction, Michigan, estava no final da colheita quando foi pega no caminho da destruição.

Eles sofreram estragos severos na sua planta de embalagem da fruta fresca e em muitos veículos, mas felizmente ninguém saiu ferido. Shelly Hartmann, co-fundadora credita isso a uma simples decisão estratégica, e ao treinamento de segurança requerido a todos os trabalhadores.

“Estávamos todos trabalhando na planta”, ela relembra. “Era um dia típico, um pouco chuvoso, mas nada extremo. Nem estava pensando muito sobre isso”.

Cerca de meia hora antes do impacto da tempestade, foi considerado ficar até tarde no sábado (20 de agosto) para encerrar todo o trabalho, dando aos trabalhadores o domingo de folga. Porém, foi decidido manter o cronograma original, retornando no dia seguinte para embalar a fruta fresca.

“Decidimos que era melhor manter o programado, e trabalhar no dia seguinte”, Hartmann disse. “Temos uma planta no formato em “L”. O lado menor é onde trabalhamos a fruta fresca – que é a parte que foi atingida pelo tornado. Eu chamo isso de intervenção divina”, que levou a decisão de manter o cronograma.

Por 30 segundos, só podiam ouvir vidros se quebrando e uma barulho bem alto. “Depois acabou e nós saímos do escritório”, ela disse. “Arvores estavam caídas por todos os lados, bloqueando todas as saídas. Fizemos a contagem, e ninguém estava ferido”.

Ajuda começou a chegar quase que imediatamente, e mais de 100 pessoas apareceram para ajudar a recolher tudo, fornecer água e comida, e ajeitar tudo para o próximo dia.

“Todos estavam com medo, claro. Foi uma experiência muito emocional – um evento de mudança de vida”.

“Meu conselho é levar tudo muito a sério – mesmo os treinamentos de simulação de incêndio e tornado. Tendo uma atitude proativa com os trabalhadores, protegendo-os, eles sabem que você se importa. Se você receber uma mensagem no seu smartphone, reaja a isso. Muitas pessoas ignoram os avisos”.

Fonte: Fruit Growers News


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.