Notícias EUA: segunda temporada para o único produtor comercial de blueberry em Idaho

Os Blueberries são uma das principais plantações no noroeste do Pacífico, mas eles ainda precisam ir para o lado leste em Idaho – até agora. Um produtor em Parma, Idaho, aceitou o desafio de um amigo em Washington para plantar blueberries, totalmente ciente dos desafios que a empresa enfrentaria. No entanto, esses desafios foram atendidos com bastante sucesso e a empresa, Idaho Blueberry, está agora entrando em seu segundo ano de produção.

“Tudo começou quando os proprietários, que são dois irmãos, foram a uma convenção de lúpulo”, disse Caitlyn Choate, da Idaho Blueberry. “Eles se encontraram com um amigo de Yakima que os desafiou, dizendo que era impossível cultivar blueberries comercialmente em Idaho. Eles queriam provar que estavam errados e começaram a plantar blueberries, e agora Idaho Blueberry é o único cultivador comercial de blueberry no estado”.

Lutando contra o ambiente de crescimento de Idaho

Um dos maiores desafios foram os solos arenosos e alcalinos encontrados em Idaho, consideravelmente diferentes dos solos ácidos do Noroeste que as berries preferem. No entanto, Idaho Blueberry superou isso condicionando o solo. “O solo de Idaho é muito mais adequado para o cultivo de vegetais de raiz, como as batatas e cebolas, e é muito difícil cultivar blueberries aqui”, explicou Choate. “Assim, para que os blueberries crescessem, irrigamos com fita adesiva e infundimos ácido no solo através da irrigação.”

Choate também observou os invernos severos, que são outro ponto anti-berry que precisavam tratar. “Os invernos são extremamente frios em Idaho, tanto que qualquer vegetação não coberta pela neve, queima”, disse ela. “Nós esperamos o melhor, mas geralmente há neve suficiente para cobrir os arbustos e evitar qualquer dano.”

Agora, ao entrar no segundo ano de produção, o Idaho Blueberry está mais preparado para enfrentar esses desafios climáticos, resultando em uma temporada produtiva. “Atualmente, nossa temporada vai da segunda semana de junho até a terceira ou quarta semana de julho, dependendo das condições climáticas”, acrescentou Choate. “Este ano nós tivemos uma geada severa logo após a floração e pensamos que havíamos perdido tudo. Está quente agora, com temperaturas acima de 32° C, gerando uma mancha nos blueberries. No entanto, quando isso ocorre, criamos um ambiente de crescimento mais úmido, aplicando uma sobrecarga. O blueberry está prosperando agora e estamos desfrutando de uma safra decente. Ainda estamos resolvendo as coisas quando se trata de equipamentos para embalagem, e aprendemos muitas coisas através de tentativa e erro, um processo continuo”.

Distribuição permanece dentro do estado por enquanto

O Idaho Blueberry ainda não está pronto para lançar a distribuição além de seu estado de origem. O raciocínio por trás disso é que eles dizem que não são capazes de competir com a escala massiva de produção ao longo da fronteira para o oeste. Portanto, eles estão se concentrando no mercado local enquanto continuam a construir o reconhecimento da marca e a solidificar suas operações.

“A demanda é moderada e ficamos principalmente dentro de Idaho”, compartilhou Choate. “É muito difícil competir com Washington e Oregon porque eles têm economias de escala e, neste momento, nossa base de custo é incapaz de igualar a deles. Nossa marca se concentra em ‘cultivados localmente e escolhidos a dedo’, e oferecemos embalagem clamshell de 170g e 340g”.

E eles dizem que há potencial para crescimento. Neste momento, a safra de blueberry se encaixa bem com as outras culturas que cultivam em outras épocas do ano. “O programa de blueberry é perfeito no contexto de nossas operações, pois fica bem entre as estações de nossas plantações de lúpulo e cebola”, mencionou Choate. “Definitivamente, há potencial para crescer e os proprietários definiram o negócio com um plano de cinco anos. Agora, continuamos a aprender mais sobre o cultivo de blueberry, trabalhando para melhorar a cada ano. Enquanto isso, estamos construindo nossa marca e ajudando a difundir a consciência dos blueberries cultivados em Idaho, que são únicos”.

Fonte: Fresh Plaza


Categorias:

Estados Unidos | Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.