Notícias Expocomer Panamá

¡Hola Panamá!

Acabamos de voltar da nossa primeira viagem a esse incrível país da América Central.

E porque escolhemos o Panamá?

Segundo o USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), o mercado de ingredientes de alimentos processados no país gera U$ 110 milhões anualmente, com produtos dos EUA atingindo 60% de Market share.

Os panamenhos visitam frequentemente os EUA, e seus padrões de compra e gostos são similares aos dos consumidores americanos. Além disso, eles avaliam os ingredientes dos EUA como bem conhecido e de alta qualidade.

Tivemos a oportunidade de visitar alguns supermercados por lá, incluindo o Riba Smith e Super 99, duas das maiores redes varejistas do país, e a preferencia por produtos americanos foi comprovado com diversos produtos nas prateleiras.

Supermercado Riba Smith – um dos maiores do país

Berries congeladas

Berries frescas

Conhecendo as preferências dos panamenhos

E pra conhecer mais a fundo o mercado da região, participamos da 37a edição da Expocomer – uma feira multisetorial, que teve como foco em 2019 o setor de alimentos e bebidas. Claro que os blueberries highbush dos EUA não poderiam ficar de fora.

¡Bienvenidos!

Cerimônia de Abertura com dança típica

Cerimônia de Abertura

A feira aconteceu entre os dias 27 e 30 de Março, na Cidade do Panamá, e teve mais de 500 expositores de mais de 30 países.

Muitas empresas – e potenciais compradores – visitaram nosso stand, e tivemos a oportunidade de apresentar o USHBC e nossos serviços a esses futuros consumidores!

Eles degustaram nosso blueberry desidratado, chocolate com blueberry e o suco concentrado. Foi um sucesso!

Em ação

Reuniões com potencias compradores de blueberries highbush

Vimos um grande interesse nos blueberries highbush dos EUA

Nosso stand

Foi uma experiência única de conhecer mais sobre o mercado da América Central.

¡Muchas Gracias Panamá! Nos vemos pronto.

 

Canal do Panamá

E já que estávamos no Panamá, não podíamos deixar de conhecer o importante Canal do Panamá.

A primeira tentativa de construir o canal foi feito pelos franceses em 1880, mas foi fracassado por problemas financeiros e doenças tropicais.

Após a independência do país em 1903, eles fizeram um acordo com os Estados Unidos que iniciaram a construção do canal no ano seguinte. Inaugurado em 15 de agosto de 1914, hoje o Canal do Panamá funciona como um atalho marítimo para poupar distancia, tempo e custos no transporte de todo tipo de bens.

Há mais de 100 anos, o canal vem melhorando o comércio mundial – já que é uma rota que une os Oceanos Atlântico e Pacífico. Hoje, a via interoceânica liga 144 rotas marítimas que chegam a 1.700 portos em 160 países, posicionando o Panamá como um centro de transporte, logística e serviços.

Desde 1999, o Panamá assume a total operação, administração e expansão do Canal.

Katia Miura & Tom Payne


Categorias:

Evento | Internacional | Panamá

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.