Notícias IBO 2016: debate sobre a indústria de blueberry e anuncio do novo presidente

Durante o Encontro do International Blueberry Organization (IBO – Organização Internacional do Blueberry), na Argentina e Uruguay, em Setembro, o grupo anunciou Peter McPherson como novo presidente da organização, sucedendo Andres Armstrong, presidente do Comitê Chileno de Blueberry.

McPherson, que é Gerente Geral na Berry International, maior empresa integrada de produtos frescos na Austrália, disse que sua eleição foi inesperada, mas certamente uma honra.

“Estou muito orgulhoso de representar a Associação dos Produtores de Blueberries da Austrália, e agora da indústria global de blueberries. Dito isto, agora tenho uma grande missão, após o trabalho do meu grande amigo Andres Armstrong, e precisamos manter o foco em entregar valor aos nossos membros”, ele disse.

“Dada a influência da Mãe Natureza, novos desafios são apresentados todos os dias no nosso negócio, e dada a natureza genérica da IBO, vamos continuar a adicionar valor a todos os produtores, conforme a indústria segue crescendo, e é o que representa a IBO”.

“Assim, continuaremos tentando aumentar o fluxo de informação de maior qualidade através das mídias sociais para respaldar o crescimento”.

O Sr. Armstrong disse que o entusiasmo visto em todo o mundo pelos blueberries foi muito especial, tanto para os produtores quanto para os consumidores, e desejou ao Sr. McPherson tudo de melhor como presidente da IBO.

“Creio que a renovação é muito saudável para as instituições. O Peter conta com uma experiência impressionante e conhece muito bem a indústria em todo o mundo”, assinalou Armstrong. “Estou certo de que será de grande ajuda”.

O presidente do Comitê Argentino de Blueberries (ABC), Carlos Stabile, ocupará o posto anterior de McPherson como tesoureiro, enquanto que o representante da indústria britânica e polonesa, Stephen Taylor, continuará como secretário da IBO.

O Encontro do IBO do ano passado em Coffs Harbour, na Austrália, teve mais de 300 participantes, mas a edição desse ano em Concórdia (Argentina) e Salto (Uruguai) foi de um êxito ainda maior com a participação de mais de 400 pessoas.

“Conseguimos reunir os principais atores, produtores e empresários de influência que decidem e aprendem sobre o futuro da produção de blueberry”, disse Omar Chiarello, presidente da APAMA (Associação dos Produtores de Blueberries da Mesopotâmia Argentina).

O presidente da Fall Creek Farm & Nursery, de Oregon, explicou nesse Encontro que muito foi falado sobre o crescimento continuado em todas as regiões. “As novas plantações estão desacelerando nos EUA e Canadá, conforme o mercado amadurece”, assegurou. “Também há problemas trabalhista em muitos países. É necessário forte programas de responsabilidade social e ética”.

McPherson e Brazelton ressaltaram o tremendo crescimento do consumo na Europa e China. Isso deu lugar ao debate de qual seria a melhor forma de proporcionar um consumo continuado e de informar aos consumidores sobre os benefícios dos blueberries.

A qualidade, o sabor e a vida útil também foram discutidos, visto que as pesquisas de consumo mostraram claramente que, para manter o consumo per capita, a indústria deve satisfazer as expectativas dos consumidores nas 52 semanas do ano.

A emergência de novas áreas de cultivo como Marrocos e China também foi centro das atenções. O acesso ao mercado, a logística, a cadeia de frio, a variedade e a pós colheita também foram temas muitos debatidos.

Armstrong destacou dois pontos principais durante o Encontro: o incremento da oferta que está fechando certas janelas no ano quando a oferta é baixa, assim como a importância da diferenciação para evitar a banalização do blueberry.

McPherson destacou o “fator prazer” que leva a repetir as compras, enfatizando a crença de que todos os agentes da indústria podem aumentar a rentabilidade se as melhores práticas se manterem com as melhores variedades.

McPherson disse que o próximo Encontro do IBO será na China, mas ainda não há datas definidas.

Fonte: International Blueberry


Categorias:

Diversos | Evento | Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.