A beleza de dentro para fora

The Berry Latest - Edição Mar/Abr 2016

Edição MAR/2016 — ABR/2016


Tom PayneBem-vindo ao mundo da tecnologia e exportação do blueberry!

O USHBC acabou de ministrar um seminário bem interessante no Japão intitulado: “Ponce, Elizabeth, Tom e John – A busca pela beleza de dentro”.

Ponce de Leon foi o governador espanhol de Porto Rico nos anos de 1500, que explorou a Flórida procurando a “fonte da juventude”; Elizabeth White foi a senhora fazendeira que, junto com o Frederick Coville do USDA, cultivaram os blueberries para o mercado. Todos já me conhecem, Tom Payne, como a pessoa que promove esse blueberries maravilhosos para a indústria em todo o mundo. E o John Hui é o chef de confeitaria corporativo do Resort Pebble Beach, que cria sobremesas maravilhosas, para pessoas maravilhosas.

O que tudo isso tem a ver? Leia abaixo!

Tom Payne, Consultor USHBC


A Fonte da Juventude

jpeg (1)Claro que não existe. Mas, quando Ponce de Leon explorou as terras selvagens da América do Norte, ele certamente estava ciente da farmacopeia da plantas selvagens e ervas medicinais do novo mundo. Alguns dizem que as substâncias dos pinheiros nas nascentes das águas continham substâncias benéficas.

Em minha pesquisa, há mais de 30 frutas nativas na América do Norte, como o pawpaw, cranberry, e claro o blueberry. É interessante notar que quase todas a frutas eram valorizadas pelos nativos americanos e pelos primeiros colonos para fins medicinais. Além disso, essas frutas foram sempre associadas aos cuidados com a beleza e a pele. Será que Ponce de Leon estava chegando lá?

O sonho de Elizabeth

Elizabeth_Coleman_WhiteEnquanto que centenas de frutas nativas, como a dewberry (espécie de amora preta) e o pawpaw (espécie de mamão papaya), ainda são encontradas na floresta e precisam ser caçadas e colhidas, somente algumas frutas nativas americanas tornaram-se negócios comerciais em grande escala, como as uvas concord e muscadine, o cranberry e o blueberry. Este ano marca o aniversário de 100 anos do primeiro negócio de sucesso da Elizabeth White na comercialização do blueberry highbush. Muitos tentaram anteriormente, e foi ela que encontrou o método para produzir o blueberry que utilizamos hoje no mundo inteiro.

Tecnologia do blueberry

A Elizabeth ficaria maravilhada hoje em ver o quanto desenvolveu os blueberries processados. E é nisso onde o Tom Payne, do Conselho de Blueberries/USHBC, trabalha para encontrar maneiras de levar os blueberries nos alimentos e demais produtos. Grande parte da demanda é causada pelo desejo dos consumidores nos benefícios à saúde. Hoje, no Japão, China, Coréia, e em todo o mundo, os blueberries são vistos com um alimento da beleza. Encontramos máscaras, aplicações tópicas, além dos recentes nutricosméticos. Se isso já não é o suficiente, estamos vendo agora uma nova tendência chamada: “beleza avançada”. O conceito aqui é o de consumir alimentos que ajudam você a se manter jovem por mais tempo. E isso tem levado a indústria a desenvolver produtos em pó, extratos, óleos e fibras.

Novos produtos com blueberries relacionados com a beleza na Ásia

Novos produtos com blueberries relacionados com a beleza na Ásia

Chef Hui, o Mágico!

Chef HuiO Chef Hui é um mestre e amigo de longa data da indústria de blueberry. Ele tem viajado o mundo inteiro demostrando sua mágica com os blueberies. Este ano, nós demos a ele um novo desafio. Sabendo que ele estava a frente do movimento “a beleza de dentro para fora” no seu trabalho dentro de um dos mais prestigiados resorts da nação, nós pedimos sua ajuda para apresentar conceitos do blueberry que demostrasse seus benefícios nos produtos associados com a beleza.

 

Algumas definições:

O termo “Beleza de dentro para fora” é, basicamente, o conceito dos nutracêuticos, aliméticos e nutricosméticos.

– Nutricosméticos são cápsulas de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal) que possuem função estética.

– Nutracêuticos são compostos que priorizam a prevenção e a manutenção da saúde, e não a beleza.

– Aliméticos são os componentes que se apresentam na forma de bebidas ou alimentos.

Os produtos com blueberries…

Máscara – A beleza de dentro envolve a integração de ingredientes que são associados com a beleza. Substâncias como a luteína, colágeno e outros precisam de sabor na máscara. E é onde os blueberries entram.

Formatos – Muito pouco da nova geração de produtos do conceito “beleza de dentro” contém ingredientes como a quinoa, chia e outros ingredientes secos. Eles requerem uma seleção de ingredientes de baixa umidade, como os blueberries desidratados e secos.


Veja duas receitas fantásticas que o Chef John apresentou em um seminário recente no Japão! Esteja pronto para a “beleza de dentro”.

Barra de blueberry do Chef Hui

Ingredientes:

Parte 1

  • 21 g de farelo de aveia
  • 60 g de farinha de trigo integral
  • 112 g de farinha de confeiteiro (farinha com mais proteína)
  • 31 g de germe de trigo
  • 63 g de açúcar mascavo
  • 2 g de semente de anis
  • 112 g de aveia em flocos finos
  • 3 g de bicarbonato de sódio
  • 3 g de fermento em pó
  • 1 colher de chá de sal
  • 31 g de semente de girassol
  • 10 g de semente de gergelim
  • raspas de meia laranja
  • 2 ovos
  • 140 g de suco de maçã
  • 112 g de óleo de canola
  • 7 g de extrato de baunilha

Parte 2

  • 10 g de gengibre cristalizado
  • 294 g de blueberries desidratados

Modo de preparo:

  1. Mexa a parte 1 até ficar homogêneo e suave
  2. Adicione a parte 2 e misture. Mantenha refrigerada durante a noite
  3. Divida a massa em torno de 220g cada e faça rolinhos
  4. Coloque os rolinhos em uma assadeira e pincele com o ovo
  5. Asse a 180°C
  6. Tire do forno e espere esfriar. Corte em barras

Rendimento: 60 barras

Granita de blueberry do Chef Hui

Ingredientes:

  • 224 mL de água quente
  • 147 g açúcar
  • 28 g de suco de limão
  • 448 g de blueberries congelados

Modo de preparo:

  1. Junte a água, o açúcar e o suco de limão em uma tigela e misture até o açúcar derreter. Bata 3 xícaras do blueberry em um processador até adquirir consistência suave. Adicione a calda de açúcar e bata até ficar homogêneo.
  2. Despeje a mistura em uma assadeira antiaderente. Congele até formar gelo nas bordas, cerca de 25 minutos. Usando um garfo, misture em porções. Leve ao freezer novamente até congelar, misturando das bordas para o centro a cada 20-30 minutos, por cerca de 1.5 hora. Usando um garfo, misture a granita em cristais.
  3. Enfeite com blueberries se quiser, e sirva.

Rendimento: 8 copos.

granita

Hui


2016 © USHBC
Todos os direitos reservados
USHBC – U.S. Highbush Blueberry Council

Produzido por Tom J. Payne – tpayne@blueberrytech.org / Traduzido por Katia Miura – kmiura@blueberrytech.org