Blueberries na hora do lanche!

The Berry Latest - Edição Mar/Abr 2015

Edição MAR/2015 — ABR/2015


É hora do lanche!

Tom PayneQuando pensamos em blueberries, logo nos vem a mente o blueberry fresco ou congelado! Mas, agora cada vez mais os blueberries estão sendo usados nas misturas em snacks. Secos, liofilizados e até mesmo na nova tecnologia de secagem por micro-ondas, os blueberries estão sendo utilizados em lanches, desde misturados com os nuts, até sozinhos nas embalagens!

Tom Payne, Consultor USHBC


Blueberries em lanches

Os blueberries desidratados e em outros formatos de baixa umidade são os ideais como snacks! Eles acrescentam valor agregado, sabor e apelo à saúde. E estão cada vez mais sendo usado, conforme mostra o gráfico abaixo.

Snacks com blueberries no mundo

Snacks com blueberries no mundo

Valor agregado – Repense em colocar blueberries secos no seu lanche. O produto é feito a partir de blueberries congelados e geralmente adoçados. É necessário 3.0 kg de blueberry congelado para fazer 1 kg de blueberry seco infundido. O fornecimento estável de blueberry congelado tem colocado o preço de blueberry seco numa situação de ganha-ganha! Confira já!

Valor – Compatibilidade. Blueberries de baixa umidade têm baixa atividade de água (0.5-0.6), o que faz com que trabalhem bem com ingredientes secos como os nuts e grãos.

Sabor – Blueberries secos têm um sabor distinto e agradável que o torna compatível com as misturas salgadas.

Uso dos blueberries secos como ingredientes

Uso dos blueberries secos como ingredientes

Atrativo – Os consumidores estão em busca dos super ingredientes. Estamos vendo mais e mais os blueberries sendo misturados com os nuts, em chocolates e outros.

Snacks de blueberries - benefícios à saúde

Snacks de blueberries – benefícios à saúde


Novos produtos

Clube dos super alimentos – Ingredientes como os blueberries são chamados de “superfrutas”. E as indústrias estão misturando esses ingredientes em produtos como dessa embalagem na Austrália, onde os lanches saudáveis são super importantes.

Fatias de super alimentos, da Austrália

Fatias de super alimentos, da Austrália

500g de blueberries – Olha que embalagem linda de blueberries desidratados da marca Kirkland, a marca própria das lojas Costco.

Blueberries desidratados

Blueberries desidratados

A onda dos lanches coreanos – Sempre os líderes nas tendências! Os fabricantes de alimentos coreanos oferecem uma mistura de nuts, frutas e grãos em produtos que são consumidos secos como aperitivos.

Blueberry Nut Mix, da Coréia

Blueberry Nut Mix, da Coréia

Lanches nutraceuticos da China – Alimento é remédio na China e milhares de ingredientes, incluindo os blueberries, hawthorn berries (espinheiro branco) e pinhões nativos, são frequentemente misturados em alimentos como snacks.

Snack de Blueberry-Hawthorne, China

Snack de Blueberry-Hawthorne, China


2016 © USHBC
Todos os direitos reservados
USHBC – U.S. Highbush Blueberry Council

Produzido por Tom J. Payne – tpayne@blueberrytech.org / Traduzido por Katia Miura – kmiura@blueberrytech.org