Blueberry em Pó

The Berry Latest - Edição Jul-Ago-Set 2018

Edição JUL/2018 — AGO/2018


Décadas atrás, um produtor visionário de blueberry disse numa reunião “Precisamos fazer um comprimido de blueberry”.

Hoje ele ficaria maravilhado em ver o uso atual do blueberry em pó como ingrediente alimentício.

Mas a que se deve o sucesso desse ingrediente? A palavra “solução” é a chave! Os produtos em pó de baixa umidade são uma ótima opção para todos os tipo de produto.

Tom Payne

Consultor USHBC


O poder do blueberry em pó!

 Por que alguém removeria toda a umidade de um blueberry e trituraria até virar um pó?

Dê uma olhada no gráfico abaixo da MINTEL de Novos Produtos no Mundo! Mais de 600 novos produtos foram lançados só esse ano (até setembro de 2018) com blueberry em pó.

Você pode andar por diversas feiras de tecnologia, desde Chicago até Jacarta, e verá o produto sendo exibido. A razão? O blueberry em pó é uma “solução de ingrediente”.

Processadores de alimentos precisam de ingredientes de frutas de baixa umidade e que seja natural para os processos de fabricação de hoje em dia. E o blueberry em pó é a solução perfeita em todo o mundo.

Liofilizado em pó

Blueberries inteiros congelados são colocados em uma câmara a vácuo e passam pelo processo de liofilização onde a umidade é removida por um processo de baixa pressão. O resultado é uma fruta de umidade ultra baixa, comercializado inteiro ou triturado até virar pó.

Desidratado por micro ondas em pó

Blueberries inteiros frescos ou congelados são colocados em uma câmara a vácuo de micro ondas onde a umidade é removida. E resulta na fruta inteira seca que também é triturada até flocos ou pó, dependendo da especificação do produto.

Blueberry em pó por secagem por tambor

Nesse processo, os blueberries ou purê são colocados entre dois tambores de metal aquecidos e em rotação, produzindo folhas do produto. A umidade é removida por calor e o produto é triturado até virar pó.

Suco concentrado em pó

O suco, suco concentrado, purê e purê concentrado são desidratados pelos processos de ar seco, secagem por tambor, liofilização ou micro ondas. Esses produtos são reconstituídos em água e comumente usados em bebidas.

Especificação

O blueberry em pó é produzido de acordo com a especificação do produto alimentício.

  • A cor é um fator importante e o blueberry em pó precisa ter uma coloração escura e não cinza ou amarronzada.
  • O tamanho das partículas é importante também; normalmente os produtos em pó são identificados pela granulometria.
  • Precisa apresentar aroma e sabor da fruta.
  • Alguns fabricantes buscam por quantidades específicas de casca da fruta ou particularidades do produto para mostrar a cor do blueberry no produto final.

Uso do ingrediente

Frutas em pó, como o blueberry, são oferecidos por fornecedores de ingredientes líderes em todo o mundo; e utilizados por industrias de produtos saudáveis e multinacionais. Recentemente, alguns dos processadores de alimentos líderes nos EUA declararam a intenção de eliminar corantes e saborizantes artificiais das suas linhas de produtos. E o blueberry em pó é um ingredientes natural que dá cor e sabor!

Embalagem para o consumidor

As embalagens variam em tamanho e material, e a maioria são embalados em sacos de alumínio a vácuo para garantir a frescura do produto. É a solução perfeita para garantir sua dose diária de blueberry durante todo o ano.

Informação na embalagem

  • Podem vir em caixas de papelão corrugadas, sacos, totes e outros
  • O pó liofilizado não deve ter mais do que 2% de umidade
  • O desidratado por micro ondas apresenta umidade ligeiramente mais elevada, entre 7-12%

O ponto forte desse ingrediente é a baixa atividade de água (aw) que permite sua adição em produtos sem a liberação de umidade. E isso abre um leque de opções em cereais, snacks, confeitarias, etc.

Recurso mundial

O blueberry em pó vem sendo usando no mundo todo. E os campeões de lançamentos com novos produtos com esse ingrediente, em 2018 (e o ano nem acabou ainda!), são:

  1. China: 68 novos produtos
  2. Coréia do Sul: 65 novos produtos
  3. Estados Unidos: 53 novos produtos
  4. Japão: 27 novos produtos
  5. Austrália: 24 novos produtos
  6. Alemanha: 21 novos produtos
  7. Canadá: 19 novos produtos
  8. Polônia: 17 novos produtos
  9. França: 14 novos produtos
  10. Indonésia: 14 novos produtos

Novos Produtos com 

A necessidade por soluções de ingredientes de baixa umidade e vida de prateleira longa tem impulsionado o desenvolvimento de dúzias de novos produtos com blueberry em pó.

Aqui está um excelente produto do meu amigo Harley, de Bow em Washington. A palavra heritage se refere às variedades antigas de blueberries da sua fazenda, onde entrega sabor e aroma reais de blueberry.

Se você vê um produto com a marca da Whole Foods ou Trader Joe’s, isso quer dizer que virou um grande negócio! E o blueberry em pó já virou um produto convencional. Note na embalagem: 1 colher de sopa equivale a 17 blueberries!

Na embalagem dessa mistura proteica em pó tem a imagem de blueberries, e contém blueberry em pó de verdade dentro!

Imei, uma fabricante de alimentos líder em Taiwan, desenvolveu uma linha de todos os tipos de frutas em pó que são mesclados com grãos como a linhaça e a chia. Eles são vendidos em seção de produtos de beleza em farmácias por toda a Ásia.

A Garden Lites USA adiciona blueberry em pó e em flocos para dar um sabor extra ao seu muffin recheado com blueberry!

Essa bebida substituto de refeição da Coréia do Sul contém suco concentrado em pó de blueberry como seu sabor natural principal.

Com o blueberry em pó torna-se possível adicionar um sabor a mais aos cerais de baixa umidade.

Blueberry em Pó em 2018

Para a empresa Plum Organics nos EUA, somente o blueberry em pó natural é bom o suficiente para os bebês!

Este produto único da Rússia usa blueberry em pó para dar cor e sabor ao marshmallow.

Lançamento da Calbee no Japão. O blueberry em pó é extrusado em flocos de cereais para dar cor e sabor.

O blueberry em pó dá sabor real de blueberry! A migração de umidade é um problema quando se utiliza frutas em chocolates; e o blueberry em pó é a solução!

O blueberry em pó também é usado em pet foods como um ingrediente funcional. Esse biscoito espanhol foi especialmente desenvolvido para os gatos de estimação.

Os fãs do Blue Buffalo ficarão agradecidos em ver blueberry em pó natural sendo usado para dar sabor e cor aos biscoitos para seus cães.


Elaborado por Tom J. Payne – tpayne@blueberrytech.org / Tradução e adaptação Katia Miura – kmiura@blueberrytech.org

2018 © USHBC
Todos os direitos reservados
USHBC – U.S. Highbush Blueberry Council