Notícias Naturipe Farms explica o funcionamento do blockchain

A Naturipe Farms, junto com SAP, compartilharam um novo vídeo que ilustra como a empresa coloca em prática a tecnologia blockchain. O vídeo começa em um campo de blueberry no Chile, onde uma trabalhadora coloca uma etiqueta com o código QR em uma caixa de fruta que acaba de colher. Depois, essas caixas vão para o armazém onde são escaneadas e pesadas. Este código QR acompanha a fruta durante todo o envio, até chegar nas mãos do consumidor.

E o que armazena esses códigos? Os códigos contam toda a história da fruta, inclusive a de estufa. Dizem em que condições ficaram as fruta, como temperatura, fertilização e irrigação – e outras informações como condições da fruta em uma dada localização em um dado momento. Tudo é guardado nesse código, seja o produtor, o expedidor, o comprador ou o consumidor. A intenção da Naturipe é que todas a berries que cultivam no mundo tenham esse sistema.

Atualmente, a maioria dos produtos conta com rastreabilidade manual, com códigos escritos a mão que acompanham a fruta durante a viagem. “Só nesse processo, pode haver atrasos de quatro horas, no caso de envio aéreo, a dois dias, no caso de envio marítimo, para que um produto passe pelo processo de aduana”, explica a diretora de TI da Naturipe, Carol MacMillan. Ela acrescenta que os dados não só aceleram os trâmites administrativos e asseguram uma melhor precisão, como também podem ser usados no futuro para melhorar a produção. “O frescor é imprescindível para a saúde das pessoas. Podemos usar todos os dados, desde a informação meteorológica até a de colheita para, no final, fazer melhores prognósticos no futuro”.

A empresa afirma que o blockchain permitirá que os consumidores saibam se a fruta que estão comprando tem origem em exploração justa e sustentável, algo que para a empresa é uma área chave de crescimento no futuro.

Fonte: Fresh Plaza


Categoria:

Novidades

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.