Notícias Novas variedades de blueberries: Megasblue e Titanium

Novas variedades de blueberry foram desenvolvidas pela Oregon Bluebery Farm and Nursery nos EUA e correspondem ao tipo Highbush do Norte. A internacionalização e comercialização do material genético estará nas mãos da empresa especializada em propriedade intelectual de variedades de berries e aspargos, a Global Plant Genetics, que já começaram a visitar diferentes países no mundo para conhecer estas variedades.

Rupert Hargreaves, sócio e diretor da Global Plant Genetics (GPG) falou com o Portafruticola.com para comentar mais detalhes sobre estas duas novas variedades que prometem dar um novo ar a uma indústria que tem sido afetada por preços baixo e excesso de oferta na temporada. “Representamos a vários programas de cria no mundo (breeding programs), mas este em particular é com a Oregon Blueberry Farm and Nursery, que vem desenvolvendo estas duas novas variedades e nós vamos fazer a reprodução genética das plantas e vende-las em todo o mundo”.

Hargreaves comentou que recém começaram a internacionalizar as variedades e já receberam um grande interesse de todo o mundo. “Acabo de voltar do Chile, onde tive reuniões com 19 empresas interessadas em adquirir as licenças para estas variedades”.

“No Chile já fechamos o negócio com uma empresa de forma exclusiva, e também tivemos reuniões no Peru, Argentina e EUA nas últimas 3 semanas”, disse.

Para Hargreaves esta é a primeira etapa de comercialização, onde ainda falta ver como serão os comportamentos das variedades nas diferentes zonas produtivas, em diferentes alturas e climas.

“Os EUA têm tido resultados muito promissores destas variedades frente às tradicionais, mas ainda precisamos ver como desempenham em outros países”.

O representante da GPG também disse que o futuro da indústria está em buscar novas variedades que tenham melhor sabor, para que o consumidor tenha uma melhor experiência. Também acrescenta que um dos desafios deste tipo de berry, é ir melhorando sua capacidade de viagem. “Creio que são estes dois fatores os mais cruciais para o desenvolvimento dos blueberries em nível internacional”.

Na Europa, devido aos requerimentos de frio das plantas, se pretende comercializar nos países do norte como Reino Unidos, Países Baixos e Alemanha.

Características da Megasblue®

10abril_megasblueHargreaves disse que esta variedade é de cor azul clara, com uma baga de tamanho grande, muito firme e de muita boa qualidade. “Seu requerimento de frio é de pelo menos 1.000 horas (de frio) por ano e é uma variedade da metade da temporada”. A Oregon Blueberry Farm (OBF) também destaca que a planta é de um rendimento consistente e que se pode colher tanto manualmente como com máquinas, além disso, requer menos trabalho de colheita, o que permite aos produtores baratear os custos.

Características da Titanium®

10abril_titaniumEsta é uma variedade precoce, que sai aproximadamente uma semana depois que a Duke, é uma baga de tamanho grande com uma cor similar a Megasblue, de sabor agridoce, maturação uniforme e é armazenado extremamente bem”. “Também necessita pelo menos 1.000 horas de frio por ano”. OBF também destaca que esta variedade não só é recomendada para o mercado de fresco, como também para processamento e IQF (Individually Quick Frozen).

 

Fotos: Oregon Blueberry Farm and Nursery

Fonte: Portal Frutícola

 


Categorias:

Curiosidades | Diversos | Internacional | Novidades

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.