Notícias O que é necessário fazer para ter um coração saudável

Somente no Brasil, cerca de 400 mil pessoas morrem por ano em função de doenças cardiovasculares. Segundo a Sociedade Brasileira de Hipertensão, um em cada três brasileiros em idade adulta sofre com a pressão arterial elevada.

“É claro que existem fatores de risco não modificáveis. Entretanto, uma rotina saudável, com atividade física e alimentação balanceada, ajuda de maneira significativa como forma de prevenção aos riscos”, explica o Dr. José Maria Sarmet Esteves, cardiologista do Grupo NotreDame Intermédica e que integra área de Medicina Preventiva do Grupo há 11 anos. Confira abaixo as dicas do especialista:

  • Consuma sempre que possível:
    Resveratrol, encontrado em uvas vermelhas, vinho tinto, em mirtilos e amendoins.
    Gordura monoinsaturada, encontrada no abacate, em amêndoas, nozes, sementes de linhaça, azeite de oliva e azeitonas.
    Ômega 3, encontrado em peixes como o salmão, frutos do mar e na linhaça.
    Fibras solúveis, encontradas em alimentos como aveias, soja, maçã, beterraba e lentilhas.
  • Atenção aos fatores de risco modificáveis: Pressão arterial alta, tabagismo, sedentarismo, obesidade, dieta inadequada, diabetes mellitus, estresse.
  • Atente para os fatores de risco não modificáveis: Histórico familiar ou hereditariedade, idade avançada, sexo, raça ou etnia. “O ideal é que a pessoa conheça o histórico de seus parentes próximos e, dependendo da situação familiar, faça um acompanhamento médico mais rigoroso”.
  • Hábitos saudáveis: Não fume, pratique atividade física regularmente, controle o estresse e mantenha uma alimentação saudável.
  • Alimentação balanceada: Procure ingerir porções balanceadas de frutas, legumes, leguminosas, cereais e proteínas diariamente. O açúcar também pode fazer parte da dieta, mas sempre de forma controlada.

Estas são algumas dicas que integraram as Oficinas de Saúde de agosto, realizadas pelo Grupo Notredame Intermédica, em todas as suas Unidades de Medicina Preventiva, localizadas em São Paulo (Capital), São Bernando do Campo, Baixada Santista, Jundiaí, Sorocaba, Campinas e Rio de Janeiro. O tema abordado foi “Coração, bons hábitos para o seu bater mais forte”. As palestras buscaram sensibilizar beneficiários da Notredame Intermédica sobre os riscos da falta de cuidados com a sua saúde e o coração.

Fonte: Agência IN


Categoria:

Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.