Notícias Peru: capacitação do produtores para aproveitar o potencial do mercado

Considerado pelos mercados estrangeiros como uma superfruta, o blueberry ou mirtilo destaca particularmente por suas características nutricionais. De fato, pode-se tornar a terceira fruta mais exportada a nível mundial até 2017.

Entretanto, o entusiasmo inicial dos produtores com esta fruta foi enfrentado com alguns pontos adversos que não estavam previstos e levou ao fracasso comercial de vários empreendimentos.

“Durante o primeiro ano de operações, cerca de 60% das empresas fracassaram. O principal motivo foi a escolha da água de irrigação, um problema técnico que não estava “mapeado” no radar dos produtores. O que o Peru precisa é a transferência de experiência e conhecimento para o bom desenvolvimento da indústria de blueberries que o colocaria em nível competitivo”, indicou a Blueberries Consulting.

Para eles, é vital a transferência de conhecimento para todos os integrantes da cadeia produtiva de tal forma que nos projetos seguintes possam aproveitar todo o potencial de uma indústria que se encontra no auge.

Cabe ressaltar que durante o ano de 2015, a demanda internacional por blueberries cresceu 219% comparado com 2014, especialmente o crescente interesse de países como Estados Unidos, Holanda, Reino Unido, Hong Kong, Espanha e Singapura, entre outros.

A nível local, as exportações de blueberries estão projetadas para alcançar este ano US$ 200 milhões, e em 2017 cerca de US$ 350 milhões. A cadeia produtiva vai gerar este ano cerca de 200.000 postos de trabalho.

Justamente para discutir o potencial da fruta, a Blueberries Consulting irá organizar no próximo dia 4 de agosto em Lima, o 5o Seminário Internacional “Peru e a indústria de blueberry: rumo a consolidação técnica, produtiva e comercial”.

De acordo com a organização, a ocasião será propícia para analisar os passos necessários para consolidar os eixos da indústria, assim como os aspectos profissionais, técnicos, de manejo, comercialização e gestão do cultivo.

Fonte: Blueberries Consulting


Categorias:

Evento | Internacional | Produção

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.