Notícias Peru: crescimento significativo nas exportações

Cinco anos atrás as exportações de blueberries do Peru eram limitadas. Agora, o país sul americano está na terceira posição na lista dos produtos para exportação mais lucrativos no mundo. A demanda dos mercados nos EUA, Europa e China estão contribuindo para isto, e os Estados Unidos são o mais importante, de acordo com um relatório do USDA (Departamento de Agricultura dos EUA).

Um crescimento rápido na produção é esperado no próximo ano. O cultivo está concentrado em La Libertad, região costeira no norte do Peru. O volume exportado cresceu de 10.303 toneladas em 2015 para 28.139 toneladas em 2016. E é esperado um aumento de cerca de 40.000 toneladas para este ano.

Lucrativo apesar dos altos investimentos

Cinco anos atrás não havia cultivo significativo de blueberries no Peru. Mas, atualmente, 4000 hectares estão sendo usados. Num futuro próximo, esta área vai crescer com certeza. Apesar dos altos custos envolvidos neste tipo de plantação – cerca de $ 6.000 por hectare – é uma opção atrativa para os fazendeiros do país. As margens de lucro são altas e em La Libertad, onde a maioria das fazendas se encontram, a colheita acontece durante quase todo o ano. Isso graças ao clima suave, quente e seco.

As plantações são equipadas com modernos sistemas de irrigação. Quase não há doença. A maioria são exportadas para os EUA. Eles tem preferencia pelas variedades Biloxi, Emerald e Springhigh. As frutas são colhidas manualmente e embaladas diretamente para exportação. Um hectare produz, em média, 15 a 20 toneladas de blueberries. Alguns dizem que o Peru vai se tornar um dos maiores exportadores de blueberries na América do Sul nos próximos anos.

Sem mercado doméstico

Os blueberries não são populares entre os locais no Peru. Embora os blueberries sejam ótimos para a saúde, os altos preços assustam os clientes. Quase todos os blueberries que são colhidos no Peru são destinados ao mercado de exportação.

Um crescimento de cerca de 43% nas exportações está previsto para este ano. Ano passado, 54% das berries foram exportadas para os EUA. A Holanda ficou em segundo lugar com 24%, seguido pelo Reino Unido (13%) e Canadá (2%).

01set_Peru1

O aumento no volume das exportações, de 171% em 2016, comparado com anos anteriores, vai continuar, apesar dos preços estarem caindo. Em 2015, o quilo do blueberry estava em $11.00; e ano passado caiu para $7.00. Isso significou um total de exportação de $242 milhões para o Peru, um aumento de 150%.

01set_Peru2

Fonte: Fresh Plaza/ Melinda Walraven


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.