Notícias Peru: planejamento para chegar em 2020 com o dobro da área para os blueberries

O gerente geral da Associação de Produtores de Blueberries do Peru (ProArándanos), Sergio del Castillo Valderrama, disse que no ano passado instalaram entre 1.800 a 2.000 hectares de blueberry no país.

Ele acrescentou que a demanda por este produto é tão alta que aqueles que vão ao mercado para comprar plantas de blueberry descobrem que as empresas de viveiros estão no topo. “No ano passado, o Fall Creek alocou 7 milhões de plantas (1.800 hectares) para o Peru”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que para este ano já foram vendidas plantas de blueberry produzidas em viveiros que permitirão instalar 2 mil hectares a mais da berry. Além disso também já há pedidos para 2019.

“As estimativas que temos é que até 2020 teremos cerca de 10 mil hectares de blueberries. Atualmente temos 5 mil hectares”, acrescentou.

Sergio del Castillo disse que nessas novas áreas de blueberries que estão planejadas para serem instaladas, plantarão diferentes variedades, deixando de lado a variedade Biloxi que representa pelo menos metade dos 5 mil hectares de blueberries que existem atualmente.

Todos os anos, as entidades e empresas geneticistas dos Estados Unidos e da Europa adquirem novas variedades de blueberries (é mais dinâmico do que em outras culturas). Talvez o Biloxi sendo uma variedade livre (sem royalties) poderia continuar a ser cultivada por pequenos e médios produtores, mas grandes empresas apostariam nas novas variedades.

Peru pode ultrapassar o Chile como exportador de blueberries

Em outro momento, Sergio del Castillo indicou que atualmente o Chile tem 15 mil hectares de blueberries, uma área que o Peru poderia alcançar, mas teria que ser avaliada para ver se o mercado é capaz de absorver todo o volume. “Esse volume permitirá que o blueberry se torne um produto de commodity, hoje já vemos o produto em nossa mesa diária, não é mais um produto caro”.

Ele destacou que, em 2017, o Peru estava posicionado como o quarto maior exportador de blueberries, abaixo dos Estados Unidos, Chile e Canadá; quando ultrapassou a Espanha. Todos os anos o Peru subiu uma posição e com o volume esperado para o próximo ano poderá estar em terceiro lugar (ultrapassando o Canadá) e com o tempo poderá atingir os mesmos volumes do Chile e até ultrapassá-lo, desde que a curva de crescimento se mantenha com vem sendo mostrado.

Fonte: Fresh Plaza / agraria.pe


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.