Notícias Peru: produção de blueberry pode duplicar este ano

Segundo o Presidente Executivo da Sierra Exportadora, Alfonso Velásquez Tuesta, até o final de 2016, a produção de blueberries no Peru irá alcançar 20.000 toneladas, o que representará mais do que o dobro da produção do ano anterior, quando atingiu 9.600 toneladas.

Este crescimento se deve a diversos fatores como o aumento de hectares, ingresso de novas empresas e plantas com maior produção.

Tuesta afirmou que este volume será obtido levando em conta o crescimento do número de hectares de blueberries no país, o qual vem vivenciando um aumento nos últimos dois anos, passando de 1.900 ha em 2014 para 2.500 ha em 2015. Até o final deste ano, está projetado alcançar 3.200 ha.

“Também se deve levar em conta que este ano as plantas de blueberries atingirão 6-7 anos, o que indica que terão maior produção. Além disso, novas empresas – médias e grandes – estão entrando no cultivo de blueberries”, acrescentou Velásquez Testa durante sua participação no Seminário Internacional de Blueberries, organizado pela Blueberries Consulting e AGQ.

Ele disse ainda que o cultivo desta fruta representa cada vez mais as diversas áreas agrícolas do Peru, tendo assim a capacidade de abastecer o mercado internacional em época de escassez (entre os meses de setembro e novembro). Acrescentou também que as propriedades nutricionais, medicinais e os diversos usos que é possível fazer com os blueberries são fatores fundamentais para sua demanda nos mercados externos como os Estados Unidos, Reino Unido e recentemente a Ásia.

“É um desafio ter uma produção futura com melhora genética. No caso dos blueberries, temos que pensar em novas variedades já que atualmente só se produz a variedade Biloxi. Esperamos uma consolidação dos berries nos próximos anos, permitindo uma produção adequada e melhora na entrada dos pequenos produtores do país no mercado”, destacou.

A região La Libertad representa 90% de toda produção nacional de blueberry. Outra regiões que produzem a fruta são Lambayeque, Ica, Lima, Áncash, e Cajamarca.

Fonte: Blueberries Consulting


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.