Notícias Peru: terceiro maior exportador de blueberries do mundo

As vendas de blueberry peruano, uma das frutas exportadas mais representativas do Peru, alcançaram um novo recorde. Em 2017, esta superfruta conseguiu entrar na China e tornou-se um dos seus principais destinos, afirmou o Ministério do Comércio Exterior e Turismo (Mincetur).

No ano passado, as exportações de blueberries para o gigante asiático totalizaram US $ 34 milhões (cerca de 4 mil toneladas), fazendo do Peru o segundo maior fornecedor de blueberries para China após o Chile.

Até 2016, 98% das frutas importadas pela China foram fornecidas pelo país do sul, um cenário que mudou radicalmente em 2017.

O auge nas vendas de blueberries peruanos se deu com o aumento da produção no país e com a assinatura de um protocolo fitossanitário para o acesso das frutas frescas à China, celebrado no final de 2016.

Isso também permitiu que a China se consolidasse como o terceiro maior mercado para o blueberry (10% de participação), ainda abaixo dos Estados Unidos (44% de participação) e da União Européia (39%).

No entanto, os blueberries peruanos ainda têm muito potencial na China, uma vez que esse país tem mais de 1.4 bilhões de consumidores.

Entre janeiro e dezembro de 2017, as exportações totais de blueberries atingiram US$ 361 milhões, ou seja, 50% a mais do que no mesmo período de 2016. Esse resultado se deu aos maiores volumes enviados (+ 53%), que compensaram os menores preços FOB (- 2%).

Desta forma, o Peru tornou-se o terceiro maior exportador mundial de blueberries (12% de participação), depois do Chile (24%) e da Espanha (13%); e acima do Canadá (10%) e dos EUA (10%).

Fonte: Fresh Plaza


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.