Livro de Receitas Bolinho de ricotta e blueberry

Ingredientes

Para a massa:

  • 215 g de farinha de trigo para pão*
  • 1-1/2 colher chá de fermento para pão instantâneo
  • 35 g de manteiga derretida com um pouco de sal
  • 1 ovo grande, batido levemente
  • 100-150 mL de água, em temperatura ambiente
  • 50 g de xylitol ou açúcar refinado

Ingredientes do recheio:

  • 125 g de ricota, em temperatura ambiente
  • 25 g de açúcar de baunilha**
  • 80 g de blueberries***

* a farinha de trigo para pão que uso tem um conteúdo alto de proteína – 12%, mas caso você pode usar a farinha de trigo comum. O resultado talvez não seja exatamente o mesmo em matéria de crescimento da massa, mas pode ser usado igualmente.

** o açúcar de baunilha não é um obrigatório – estava na receita original e eu também tinha em casa. Caso contrário use açúcar comum

***a receita original diz que pode-se usar também a fruta congelada; caso o faça, retire a fruta do congelador bem na hora de usar. Nem um minuto antes. Agora recomendo você usar a fruta natural pois se onde você mora faz calor a fruta vai derreter rapidamente. Já fiz com a fruta das duas maneiras.

Modo de Preparo

  1. Coloque a farinha de trigo, fermento, manteiga derretida, açúcar a ovos em uma tigela e dê uma mexida . A mistura vai ficar bem seca e você deve acrescentar a água aos poucos, até dar o ponto.
  2. Transfira a mistura para a superfície onde você vai trabalhá-la, ou coloque-a na vasilha da batedeira. A massa vai levar uns 10 minutos para atingir o ponto. (Caso você vá sová-la, evite jogar farinha demais na superfície. Polvilhe bem levemente a superfície, use uma espátula para ajudar a raspar massa que possa ficar grudada e unte suas mãos com óleo vegetal). Uma vez que a massa chegar no ponto, bem macia, faça uma bola e transfira para uma tigela levemente untada. Cubra com papel filme e coloque para descansar em um canto quentinho da cozinha por pelo algo entre 1 1/2 h ou 2 horas.
  3. Quando a massa tiver dobrado de tamanho, prepare o recheio. Coloque a ricota e açúcar em uma tigela, misture e adicione metade dos blueberries. Reserve.
  4. Abra a massa em uma superfície lisa, e coloque o restante da fruta na massa. Trabalhe a massa para assegurar que a fruta  esteja bem distribuída, mas não estoure as frutas Nesta receita a fruta tem que ficar inteira.
  5. Divida a massa em 6 bolinhas iguais. Abra cada bolinha e coloque a mistura de ricota no centro. Puxe as pontas e feche a massa.
  6. Transfira a bolinha para a cavidade de uma forma de muffin – forre a forma para evitar que a massa grude no fundo. Repita os mesmos passos com todas as bolinhas. Forre a forma e deixe no mesmo cantinho  de antes para que a massa dobre de tamanho.
  7. Ligue o forno – 200oC. Quando a massa tiver dobrado de tamanho, pincele cada pãozinho e leve ao forno por uns 15 minutos. Asse na parte central do forno.
  8. Quando pronto, retire do forno e transfira para uma grelha para acabar de esfriar.
Foto: Valentina Jacome

Foto: Valentina Jacome


Fonte: Trem Bom