Livro de Receitas Sal de blueberry

Ingredientes

  • 1 xícara de blueberries frescos ou congelados
  • ½ xícara de água
  • 1 xícara de sal grosso

Modo de Preparo

  1. Cubra duas assadeiras com papel manteiga e reserve.
  2. Numa panela, junte os blueberries e a água, e leve em fogo médio até sair o suco dos blueberries, cerca de 5 minutos. Retire do fogo.
  3. Usando um amassador de batatas ou as costas de uma colher, amasse os blueberries. Usando uma peneira de trama fina, passe os blueberries pressionando contra a peneira, para retirar a maior quantidade de líquido possível. Descarte os sólidos. Passe ainda pela peneira com uma gaze para retirar partículas mais finas.
  4. Volte o suco para a panela. Leve para ferver, e abaixe o fogo. Tomando cuidado para não queimar, deixe reduzir até formar um xarope grosso (2 a 3 colheres de sopa).
  5. Retire do fogo. Misture com o sal até que tudo esteja coberto. Espalhe o sal nas assadeiras.
  6. Deixe secar em temperatura ambiente, mexendo ocasionalmente, até completamente seco, cerca de 4-24 horas, dependendo da umidade do ar. Uma alternativa, é levar ao forno a 150o C, mexendo frequentemente até secar, por cerca de 1 hora.

Use o sal de blueberry para finalizar sua tábua de queijos, em peixes defumados, sobremesas, passe na borda de sua taça para um coquetel, tempere sua pipoca, ou a salada, etc.


Fonte: USHBC