Blueberries

Não deixe que o tamanho miniatura te engane!

Apesar de pequenino, o blueberry é considerado uma superfruta, e são a prova de que, quando estamos falando de benefícios para a saúde, as boas coisas estão nas menores embalagens!

Os blueberries possuem baixo teor de gordura e sódio, têm apenas 80 calorias por porção, e são ótimas fontes de fitonutrientes, componentes responsáveis por dar a cor nas plantas. No caso dos blueberries, o pigmento é a antocianina (163.3mg/100g), responsável pela cor azul da fruta.

Eles ainda são uma excelente fonte de vitamina C e manganês. A Vitamina C é importante no crescimento e desenvolvimento dos tecidos, além de auxiliar na cicatrização de feridas. Já o manganês ajuda o corpo a processar o colesterol e outros nutrientes como o carboidrato e proteína.

Eles também são ótimas fontes de fibras. As fibras ajudam a diminuir o risco de doenças do coração, além de manter o corpo saciado por mais tempo.

Uma ótima e fácil maneira de ter certeza que você está comendo uma dieta balanceada é colocar no prato um arco-íris de frutas e vegetais… e os blueberries trazem o tom certo do azul!

Você sabia?

Todos os blueberries do mundo são da família Vaccinium.

O blueberry highbush (cultivado) pode ser da espécie Vaccinium corymbosum ou Vaccinium ashei, muitas vezes chamado de blueberry do tipo “rabbiteye”.

Na América do Norte, há uma outra espécie na região de Maine e Leste do Canadá chamada Vaccinium angustofolium ou blueberry selvagem.

Na Europa, tem o vaccinium myrtillus, que é o blueberry selvagem, conhecido por lá como “bilberry”.