Mercado de Blueberries dos EUA

Crescimento da Indústria de Blueberry

Os blueberries highbush compreendem 85% de todos os blueberries que são cultivados nos EUA e 71% de toda produção Norte-Americana. EUA, Canadá e México, juntos, produzem mais de 455 mil toneladas de blueberries anualmente. A safra preliminar de 2016 de highbush da América do Norte está estimada em 347.587 ton. O mercado de blueberries frescos corresponde a 182.661 ton, e os congelados em 164.926 ton. A produção de highbush dos EUA é de 258.230 ton.

Fonte: NABC. Relatório de 5/ago/2016

grafico_northamerican-production

Blueberries Highbush dos EUA

Os blueberries highbush dos EUA continuam a prosperar com agricultura e processamentos eficientes. A produção do blueberry fresco começa em Abril e termina no final de Setembro-começo de Outubro. O pico de produção de congelados na América do Norte vai de Junho a Agosto.

O blueberry highbush é comercializado tanto fresco como congelado. O fresco geralmente é colhido manualmente. Já o blueberry que vai para o mercado de congelado, conhecido como blueberry processado, a colheita é feita com máquinas. Os blueberries congelados, disponíveis durante todo o ano, possuem o mesmo sabor da fruta fresca. Após a colheita, eles são rapidamente congelados para manter o sabor e garantir a frescura, textura, formato e cor. Com grandes volumes em todo os EUA, os blueberries highbush fornecem oportunidades para os fabricantes incorporarem mais blueberries em seus produtos.

Maiores produtores de frescos nos EUA (milhões de lb): (em 25/mai/2016)

Michigan (53), Geórgia (45), Califórnia (45), Oregon (40), Nova Jersey (39), Carolina do Norte (35), Washington (38.8), Flórida (13), Mississippi (4.5),Indiana (2.0), Illinois (1.0), Louisiana (1.0).

Maiores produtores de congelados nos EUA (milhões de lb): (em 25/mai/2016)

Washington (86.2), Oregon (60), Michigan (48), Califórnia (25), Geórgia (22), Carolina do Norte (10), Nova Jersey (6).

grafico_producao_regiao

Demanda de Mercado por Blueberries

As exportações norte-americana de highbush têm visto um crescimento constante, especialmente com os blueberries congelados e desidratados. Os blueberries highbush detém mais de 80% da fatia do mercado. A demanda por blueberries em todo o mundo continua a crescer com os fabricantes produzindo produtos contendo blueberries em números recordes, representando o interesse contínuo em blueberries congelados, sucos, concentrados e desidratados.

grafico_producao_fresco_processado

Oportunidades para Blueberry Fresco e Congelado

A indústria de alimentos desenvolve produtos com blueberries e novos conceitos continuam a passos crescentes. Com o consumidor aceitando os blueberries como saudável e usando sua imagem nas embalagens, as indústrias sabem que a fruta só transmite coisas boas! Os produtos com blueberry estão expandindo vigorosamente na Ásia, Europa, Oriente Médio e América Latina. Além dos itens tradicionais, novas categorias estão crescendo incluindo sucos, pet foods, cosméticos naturais e outras. Os blueberries congelados têm se diversificado com embalagens para o varejo e embalagens individuais, pois os consumidores estão apreciando tudo de bom que o blueberry pode oferecer, além da conveniência de poder tê-lo durante todo o ano!

Consumo de Blueberry

De acordo com USDA (Departamento de Agricultura dos EUA), em 2014, o consumo per capita nos EUA para os frescos ficou em 698 g. Já o consumo per capita de blueberry congelado ficou em 277 g. E o consumo anual per capita dos EUA (fresco e congelado) foi de 0.95kg.

Fonte: Produzido por: Thomas J Payne Market Development – tpayne@blueberrytech.org em Agosto de 2016/ Traduzido por Katia Miura – kmiura@blueberrytech.org.