Notícias Uruguai: China autoriza entrada de blueberries

O primeiro resultado da recente viagem do Governo Uruguaio para China foi o anúncio do Governo Chinês dizendo que será autorizado a entrada de blueberries do Uruguai no gigante asiático, conforme confirmado por fontes oficiais.

Através de um comunicado eletrônico, a Diretoria Geral de Inspeção Sanitária da AQSIQ (Administração Geral para Supervisão de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China) reportou que foi publicado dados sobre a planta autorizada a exportar blueberries do Uruguai para a China.

Com essa publicação, já é possível concretizar operações comerciais entre ambos países. E a planta autorizada é a Gamorel, maior produtor e exportador de blueberries no Uruguai, instalada em Salto.

Carlos Fraschini, presidente da União dos Produtores e Exportadores de Fruta do Uruguai (Upefruy) tentou acelerar os procedimentos para começar os embarques antes do final da colheita atual para que não percam um ano inteiro.

Entretanto, fontes do setor disseram que agora seria difícil fazer um embarque da fruta para o país asiático, visto que a colheita está quase no final e que este não foi um ano fácil para os produtores, devido a combinação de uma “produção recorde, queda de preços e aumento dos custo”, disse Fraschini.

Os produtores de blueberries perderam “em torno de 1.5 milhões de kilos de blueberries, no valor de $ 12 milhões de dólares” em uma colheita recorde a nível regional que levou a queda dos preços.

“Muitos produtores decidiram parar a colheita, pois se não o fizessem, eles perderiam dinheiro, pois os custos de produção excederam o preço que está sendo pago pela fruta no mercado, e o Uruguai exporta 95% da fruta produzida”, explicou fontes da indústria.

Agora, com as notícias da aprovação da China, as perspectivas dos produtores e exportadores de blueberries ganham um novo impulso, embora será necessário esperar até Agosto ou Setembro do ano que vem para o primeiro embarque da fruta.

No momento, o Uruguai tem 370 hectares dedicados ao cultivo de blueberries, sendo a maioria na costa do país, em Salto e Paysandú. Há em torno de 20 fazendas fornecendo para cinco empresas exportadoras.

Fonte: Fresh Plaza


Categoria:

Internacional

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.