Notícias Vinagre de blueberry pode ajudar na memória

A demência afeta milhões de pessoas em todo o mundo, roubando a habilidade de pensar, lembrar e viver como um dia eles tiveram. Na busca por novas formas de lutar contra o declínio cognitivo, cientistas reportaram no Journal of Agricultural and Food Chemistry que o vinagre de blueberry pode ajudar neste combate. Eles descobriram que o produto fermentado pode restaurar a função cognitivas em ratos.

Os estudos recentes tem mostrado que o cérebro de pessoas com a doença de Alzheimer, a forma mais comum de demência, tem níveis mais baixos do componente acetilcolina e seus receptores. Pesquisas também tem demostrado que, bloqueando os receptores de acetilcolina, interrompe o processo de aprendizagem e memória. Drogas para parar a perda da acetilcolina tem sido desenvolvidas na luta contra a demência, mas eles geralmente não duram muito no corpo e podem ser tóxicas para o fígado. Extratos naturais podem ser uma opção de tratamento mais seguro, e alguns estudos com animais sugerem que esses extratos podem melhorar a cognição. Além disso, a fermentação pode impulsionar a bioatividade de alguns produtos naturais. Assim, Beong-Ou Lim e seus colegas quiseram testar se o vinagre feito com blueberries, que contém uma ampla gama de compostos ativos, poderia ajudar a prevenir o declínio cognitivo.

Para conduzir esse experimento, os pesquisadores administraram vinagre de blueberry em ratos com amnésia induzida. Nesse teste foram medidas as moléculas nos cérebros e mostrou que o vinagre reduziu a degradação de acetilcolina e elevou os níveis do fator neurotrófico derivado do cérebro, uma proteína associada com a manutenção e criação de neurônios saudáveis. Para testar como o tratamento afetou a cognição, os pesquisadores analisaram a performance dos animais em labirintos e teste de anulação, em que os ratos receberiam um choque de baixa intensidade em uma das duas câmaras.

Os roedores tratados mostraram melhora na performance em ambos os testes, sugerindo que o produto fermentado melhorou a memória de curto tempo. Assim, embora seja preciso mais testes, os pesquisadores acreditam que o vinagre de blueberry poderia potencialmente ser um alimento promissor para ajudar no tratamento de amnésia e declínio cognitivo relacionado com a idade.

Mais informações: “Cognitive Improving Effects by Highbush Blueberry (Vaccinium crymbosum L.) Vinegar on Scopolamine-Induced Amnesia Mice Model” Journal of Agricultural and Food Chemistry (2017). pubs.acs.org/doi/abs.10.1021/acs.jafc.7b03965. Fornecido pela: American Chemical Society.

Fonte: Internacional Blueberry Organization


Categorias:

Curiosidades | Estudo | Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.