Notícias Blueberries e o câncer de mama
Uma pesquisa recente de Harvard, que examinou o impacto do consumo de blueberries nos marcadores de risco de doenças crônicas, mortalidade e saúde, vem ganhando atenção em todo o mundo. O estudo observou as associações entre o consumo de frutas e vegetais após o diagnóstico em mulheres com câncer de mama e a mortalidade no geral.
A pesquisa incluiu 8.927 mulheres em estágio I-III de câncer de mama identificadas durante uma investigação do Nurses’ Health Study, que usou um questionário de frequência alimentar completado a cada quatro anos após o diagnóstico.
Os resultados mostraram que:
- O consumo de duas porções por semana de blueberries foi associado com uma menor mortalidade em 25% nas mulheres com câncer de mama e 17% no geral.
- O consumo de fruta total não foi relacionado com mortalidade de câncer de mama ou outras causas.
- A maior ingestão de folhas verdes e vegetais crucíferos também foi associado com menor risco de mortalidade no geral.
Nota: estudos observacionais não podem estabelecer causa e efeito entre uma intervenção e um resultado. Eles podem fornecer informações úteis identificando associações possíveis para serem testados por estudo clínicos. Os resultados sugerem que pode haver uma associação entre o consumo de blueberry e um menor risco de câncer de mama e mortalidade no geral. Entretanto, nenhuma causa e efeito pode ser determinada.
Saiba mais sobre esse estudo aqui.
Fonte: USHBC
Categorias:
Curiosidades | Estudo | Novidades | SaúdeExibir comentários +