Notícias Blueberries e o câncer de mama

Uma pesquisa recente de Harvard, que examinou o impacto do consumo de blueberries nos marcadores de risco de doenças crônicas, mortalidade e saúde, vem ganhando atenção em todo o mundo. O estudo observou as associações entre o consumo de frutas e vegetais após o diagnóstico em mulheres com câncer de mama e a mortalidade no geral.

A pesquisa incluiu 8.927 mulheres em estágio I-III de câncer de mama identificadas durante uma investigação do Nurses’ Health Study, que usou um questionário de frequência alimentar completado a cada quatro anos após o diagnóstico.

Os resultados mostraram que:

  • O consumo de duas porções por semana de blueberries foi associado com uma menor mortalidade em 25% nas mulheres com câncer de mama e 17% no geral.
  • O consumo de fruta total não foi relacionado com mortalidade de câncer de mama ou outras causas.
  • A maior ingestão de folhas verdes e vegetais crucíferos também foi associado com menor risco de mortalidade no geral.

 

Nota: estudos observacionais não podem estabelecer causa e efeito entre uma intervenção e um resultado. Eles podem fornecer informações úteis identificando associações possíveis para serem testados por estudo clínicos. Os resultados sugerem que pode haver uma associação entre o consumo de blueberry e um menor risco de câncer de mama e mortalidade no geral. Entretanto, nenhuma causa e efeito pode ser determinada.

Saiba mais sobre esse estudo aqui.

Fonte: USHBC


Categorias:

Curiosidades | Estudo | Novidades | Saúde

Exibir comentários +

Deixe um comentário

O seu email não será publicado. Os campos obrigatórios são identificados.
Todos os comentários do site são moderados previamente. Se o seu comentário ainda não foi publicado, por favor, aguarde.