Notícias Blueberry na luta contra o câncer cervical
De acordo com os Centros de Prevenção e Controle de Doença, aproximadamente 12.000 mulheres nos Estados Unidos são diagnosticadas com câncer cervical todos os anos. Um dos tratamentos mais comuns para o câncer cervical é a radioterapia. Mas, enquanto que a terapia de radiação destrói as células do câncer, ela também destrói as células saudáveis. Os pesquisadores estudaram células de câncer humano in vitro para mostrar que a combinação de extrato de blueberry com a radioterapia pode aumentar a eficiência do tratamento.
“A radioterapia usa raios X de alta energia e outras partículas como os raios gama para destruírem as células de câncer”, disse Yujiang Fang, M.D, Ph.D, professor da Escola de Medicina de Missouri, EUA, e autor principal do estudo. “Para alguns cânceres, como o câncer cervical em estágio avançado, a radiação é uma boa opção de tratamento. Entretanto, os danos colaterais para a células saudáveis sempre ocorre. Baseado em pesquisas anteriores, estudamos o extrato de blueberry para verificar se poderia ser usado como um radio sensibilizador”.
Os radio sensibilizadores são substâncias químicas não-tóxicas que tornam as células de câncer mais responsivas à radioterapia. Em um estudo anterior, Fang e seu time de pesquisadores, mostraram que o resveratrol, um componente encontrado nas uvas vermelhas, poderia ser usado como um radio sensibilizador para o tratamento de câncer de próstata. E os blueberries também contém resveratrol.
“Em adição ao resveratrol os blueberries também possuem flavonoides”, disse Fang. “Os flavonoides são substâncias químicas que podem ter propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas”.

Yujiang Fang, M.D, Ph.D, professor da Escola de Medicina de Missouri, EUA
Os pesquisadores usaram linhas celulares de câncer cervical humano para imitar o tratamento clínico. As linhas de células foram divididas em 4 grupos que incluiu um grupo controle, um grupo que recebeu somente a radiação, um grupo que recebeu somente o extrato de blueberry, e um grupo que recebeu tanto o extrato quanto a radiação.
“Nosso time usou três diferente medidas para confirmar os resultados do estudo”, disse Fang. “A radiação diminuiu as células de câncer aproximadamente em 20%. Curiosamente, o grupo de células que recebeu somente o extrato de blueberry teve uma diminuição de 25% no câncer. Entretanto, o maior declínio nas células com câncer ocorreu com o grupo que recebeu a radiação e o extrato de blueberry, com uma diminuição em torno de 70%”.
Fang explicou que o mecanismo que faz o extrato de blueberry um radio sensibilizador também reduz a explosão anormal do crescimento das células, que é o que o câncer é.
“As células de câncer evitam a morte remodelando-se”, apontou Fang. “Junto com a redução da proliferação das células, o extrato também “engana” as células cancerígenas, inibindo o seu surgimento e promovendo a sua morte”.
Fang disse que o estudo com animais será o próximo passo para confirmar os resultados.
“Os blueberries são populares e podem ser encontrados em todo o mundo, com preço acessível. É uma opção de tratamento natural para aumentar a eficácia das terapias existentes. Acredito que serão aceitos com bastante entusiasmo”, conclui Fang.
Fonte: Science Daily
Categorias:
Estudo | SaúdeExibir comentários +