Notícias Consumo de blueberries pela variedade?
No último Seminário Internacional de Blueberries, realizado em Guadalajara, México, nos dias 29 e 30 de junho, foi levantado muitas questões e ideias com respeito ao cultivo de blueberry e o desenvolvimento da indústria.
Um dos principais palestrantes, o Dr. Bruno Defilippi, Diretor do Instituto de Pesquisas Agropecuária do Chile, INIA, surpreendeu sugerindo que o futuro imediato poderia ser um cenário em que a demanda de blueberries não se limitaria apenas a diferenciar se são de procedência orgânica ou de cultivo convencional, mas sim que os consumidores estão avançando em suas exigências e isso aponta mais especificamente na variedade da fruta.
O tema não teve muita repercussão com o público mexicano presente, já que é um país que praticamente cultiva somente um tipo de variedade: o Biloxy. Mas o tema não é indiferente, já que, de fato, os consumidores estão cada vez mais refinando suas exigências, assim o tipo de variedade da planta, e como consequência a fruta, vão se tornar cada vez mais importantes, visto que diferentes variedades dão um produto com condições e características muito distintos.
A sugestão de Defilippi vem de sua experiência como expert em pós colheita e chama atenção dos produtores e outros profissionais chaves da cadeia da indústria de blueberries em colocar mais ênfase na qualidade da fruta, textura, sabor, doçura e resultado geral, e não somente colocar a atenção no calibre da fruta.
Com certeza esta discussão vai retornar no próximo Seminário Internacional que se realizará em Lima em 4 de agosto.
Fonte: blueberrieschile.cl
Categorias:
Curiosidades | EventoExibir comentários +