Notícias O único alimento que você deveria comer todos os dias

Fruta, fruta e mais fruta é o que recomenda a maioria do nutricionistas quando chegam os meses de verão. Mas nem todas são iguais nos benefícios.

Nos últimos anos, muitas pesquisas tem mostrado que uma das melhores frutas para a saúde é o blueberry, devido a sua muitas qualidades.

A seguir, explicamos quais são esses benefícios e porque você deveria comer todos os dias:

  1. É rico em vitaminas e antioxidantes

Os blueberries são ricos em vitamina C, que ajuda na prevenção do excesso de transpiração e é muito útil na proteção das nossas células contra os danos causados pelos radicais livres, já que o excesso deles poder ter consequências negativas na nossa saúde e desencadear diversas doenças.

A fruta também conta com várias vitaminas do grupo B, fundamentais para regular nossa energia, e é rico em magnésio, responsável pela nossa vitalidade. Além disso, de acordo com o FDA (Food and Drug Administration), o blueberry é um alimento livre de gordura e sódio e contém muita fibra.

Também “possui propriedades antioxidantes de muita boa qualidade”, afirma Victoria Lozada, autora do blog Nutrition is the New Black. Estudos realizados na Universidade de Clemson e o Departamento de Agricultura dos EUA classificam o blueberry como o alimento de maior poder antioxidantes entre os 40 vegetais analisados.

  1. É bom para o coração

Uma pesquisa recente conduzida por um grupo de especialistas da Universidade da East Anglia (Inglaterra) associado com cientistas da Universidade de Harvard demostrou que os blueberries também poder ser bom para o nosso coração. Segundo o estudo, se comermos 150g da fruta todos os dias, podemos reduzir consideravelmente o risco de sofrer doenças cardiovasculares.

Durante seis meses, a equipe de cientistas observou e estudou os efeitos do consumo diário de blueberries em 138 pessoas com sobrepeso e obesas, entre 50 75 anos, que sofriam de síndrome metabólica.

O resultado foi que as pessoas que consumiram uma xícara de 150g de blueberries por dia vivenciaram uma melhora constante na função vascular e na rigidez arterial. Lozada também afirma que “todas as frutas vermelhas são boas para nossa saúde cardiovascular” e não é demais que consumamos todos os dias, como uma sobremesa, por exemplo.

  1. Previne as infecções urinárias

“Também foi demostrado que são muito recomendados para combater as infecções urinárias devido ao seu potencial contra as bactérias”, explica Mireia Cervera, nutricionista do Grupo Teresa Carles.

Segundo o estudo da Universidade de McGill e do Instituto Nacional de Pesquisa Científica de Montreal, os blueberries podem ajudar os antibióticos para que sejam mais potentes contra as bactérias, tornando-as mais sensíveis com doses mais baixas do medicamento.

Além disso, os blueberries também podem prevenir este tipo de infecção devido ao seu conteúdo de proantocianidinas (PAC), uma classe de polifenóis que impedem a aderência das bactérias nas paredes da bexiga.

  1. Benéfico para o cérebro

Estes frutos também podem ser muito benéficos para nosso cérebro por diversas razões. A primeira é que, segundo o estudo do Serviço de Pesquisa Agrícola dos EUA, seu consumo aumenta a taxa de natalidade das células cerebrais no hipocampo, a parte do cérebro responsável pela memoria.

Outra pesquisa da Sociedade Americana de Química demostrou que a ingestão dessas frutas pode ajudar a prevenir a neurodegeneração relacionada com a idade e as mudanças resultantes na função cognitiva e motora.

E podemos seguir citando outros benefícios, como a redução do risco de demência e outros efeitos do Alzheimer.

  1. Reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2

A incorporação de blueberry na dieta também pode diminuir a possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2, segundo um estudo da Universidade de Maryland Eastern Shore. Os pesquisadores demostraram melhora na resistência à insulina depois do consumo da fruta.

Fonte: La Vanguardia


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