Blueberries

Apesar de pequenino, o blueberry é considerado uma superfruta, e são a prova de que, quando estamos falando de benefícios para a saúde, as boas coisas estão nas menores embalagens!

Os blueberries possuem baixo teor de gordura e sódio, têm apenas 80 calorias por porção, e são ótimas fontes de fitonutrientes, componentes responsáveis por dar a cor nas plantas. No caso dos blueberries, o pigmento é a antocianina (163.3mg/100g), responsável pela cor azul da fruta.

Eles ainda são uma excelente fonte de vitamina C e manganês. A Vitamina C é importante no crescimento e desenvolvimento dos tecidos, além de auxiliar na cicatrização de feridas. Já o manganês ajuda o corpo a processar o colesterol e outros nutrientes como o carboidrato e proteína.

Eles também são ótimas fontes de fibras. As fibras ajudam a diminuir o risco de doenças do coração, além de manter o corpo saciado por mais tempo.

Uma ótima e fácil maneira de ter certeza que você está comendo uma dieta balanceada é colocar no prato um arco-íris de frutas e vegetais… e os blueberries trazem o tom certo do azul!

Você sabia?

Todos os blueberries do mundo são da família Vaccinium.

O blueberry highbush pode ser das espécies Vacciunium corymbosum (Northern Highbush) e Vaccinium ashei (Southern Blueberry ou blueberry “rabbiteye”). Essas duas espécies, e a mais recentemente desenvolvida Southern highbush blueberry – Vaccinium virgatum Aiton – são o que chamamos de Blueberries Highbush.

Na América do Norte, há uma outra espécie na região de Maine e Leste do Canadá chamada Vaccinium angustofolium ou blueberry selvagem.

Na Europa, tem o Vaccinium myrtillus, conhecido por lá como “bilberry”.

Fonte: USDA Plants Database.